Governo da PB entrega Escola Técnica de Patos com cursos para o setor calçadista

O Governo do Estado entregou, na manhã desta segunda-feira (1), a Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, em Patos, obra que representa R$ 16 milhões de investimento. A unidade de ensino atende cerca de 480 alunos e oferece os cursos de Técnico em Design de Calçados e Técnico em Vendas. Os cursos foram escolhidos de acordo com a demanda do setor produtivo local, para facilitar a entrada dos estudantes no mercado de trabalho.

Para o governador Ricardo Coutinho, esse tipo de escola dialoga com a realidade dos municípios, fazendo com que os estudantes tenham educação de qualidade e mais oportunidades de emprego. “Esta é mais uma obra que mexe com a perspectiva de futuro dos jovens. Os dois cursos oferecidos nesta escola têm tudo a ver com a demanda dessa região e com isso poderemos dar, além do diploma do ensino médio, uma profissão para os estudantes”, frisou.

Publicidade
ALPB

O governador ainda comentou que, atualmente, a Paraíba possui 101 escolas de ensino integral e 48 escolas técnicas. “Algo que é transformador na vida dos jovens, porque abre portas para que eles adquiram mais conhecimentos e fiquem mais preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”, disse Ricardo Coutinho.

O prefeito de Patos, Bonifácio Rocha, destacou a qualidade da obra e ressaltou que a boa estrutura estimula os alunos, fazendo com que eles tenham mais empenho nos estudos. “Essa Escola Técnica Estadual é de grande importância para a educação dos jovens de Patos, investir nessa área é essencial para o desenvolvimento da Paraíba. Ficou uma bela escola”, falou.

De acordo com a diretora-superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, esta é a oitava Escola Técnica padronizada no Estado, faltando entregar outras quatro escolas deste modelo em Guarabira, Itaporanga, Sousa e Serra Branca. “Essa Escola Técnica ficou belíssima e vai trazer todas as condições para que o aluno tenha a melhor educação, aliada com a estrutura adequada”, observou.

A Escola Técnica de Patos possui 12 salas de aula, biblioteca, bateria de sanitários, laboratórios de Informática, Línguas, Matemática, Física, Biologia, Química e dois laboratórios especiais, quadra poliesportiva coberta com vestiários feminino e masculino, depósito de materiais esportivos, grêmio, depósito/manutenção imobiliário, lavagem de utensílios, cozinha, cantina, refeitório, área de vivência com palco descoberto, biblioteca, auditório com capacidade para 201 lugares, sala técnica e outras dependências.

Entre os principais serviços executados na obra estão: movimento de terra, terraplenagem, fundação/superestrutura/estrutura, paredes e painéis, esquadrias com ferragens, cobertura, impermeabilização, vidros, revestimento, pisos, instalação elétrica, instalação hidráulica, estação de tratamento de esgoto, castelo d’água, instalação de gás, instalação de combate a incêndio, pintura e outros.

“Essa escola vai trazer, além do ensino tradicional, cursos técnicos, sendo um grande avanço para a nossa educação. É muito bom ver esta escola pronta, nela vamos conseguir dar passos importantes para o futuro”, falou o estudante Gabriel Alves.

A aluna Camila Vitória também expressou a satisfação pela conquista da tão esperada Escola Técnica. “É um desejo realizado ver esta escola enorme, linda e bem estruturada. Estou muito feliz por poder estudar aqui e vou fazer de tudo para aprender mais com os cursos técnicos e ser uma boa profissional”, disse.

Governo da PB entrega Escola Técnica de Patos com cursos para o setor calçadista Governo da PB entrega Escola Técnica de Patos com cursos para o setor calçadista

Comente

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]