Governo da PB dobra capacidade de abastecimento de água em Queimadas

Ação conta com investimentos de R$ 10,4 milhões e está sendo realizada em parceria com o Governo federal

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos (Seirh), inaugura até o final do próximo mês de abril a obra de ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade de Queimadas. Está em fase final a construção de mais um reservatório semelhante ao já existente, dobrando a capacidade de armazenamento para 1.800 metros cúbicos de água. A ação conta com investimentos de R$ 10,4 milhões e está sendo realizada em parceria com o Governo federal, beneficiando a população de 44.179 habitantes.

A obra consiste também na construção de um tanque unidirecional de amortecimento de pressão, para evitar rompimentos e compressões, visando regular a vazão na rede e paralisação, corrigindo um dos problemas antigos no abastecimento da cidade. Além disso, está sendo efetuada a troca de dois conjuntos de motobombas, ampliando a vazão da água de 50 litros para 72 litros por segundo e, consequentemente, aumentando o atendimento. A água que chega a Queimadas sai do Sistema Integrado da Borborema, em Gravatá, que vem do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

Estão sendo substituídos também na cidade 1.300 hidrômetros e executadas 1.500 novas ligações domiciliares. Houve uma ampliação de nove quilômetros na adutora para sanar os rompimentos, já que se trata de uma adutora antiga, onde foram redimensionados alguns pontos críticos de pressão e feitas interligações para que não ocorram rompimentos.

Ainda como parte das obras está a construção de 300 metros de adutora e estação elevatória para atender a comunidade do Castanho, um dos bairros da cidade, solucionando um problema de falta d’água de décadas na localidade.