Governo da PB distribui mais de 35 toneladas de alimentos no lançamento do PAA em Mari

Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e sua Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), comprou e distribuiu mais de 35 toneladas de alimentos no lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), nessa segunda-feira (4), no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Mari. Os alimentos foram doados para entidades cadastradas de Mari, Campina Grande e Santa Rita, beneficiando famílias em situação de insegurança alimentar.

O PAA-CDS tem como objetivo valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda; além de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Executado com recurso federal, as compras, iniciadas nessa segunda, totalizarão mais de R$ 4,9 milhões e contemplarão 658 agricultores, em 14 municípios paraibanos (Areial, Baía da Traição, Barra de Santa Rosa, Cabaceiras, Itabaiana, Mari, Pedras de Fogo, Pitimbu, Pocinhos, Pombal, São João do Rio do Peixe, São Sebastião de Lagoa da Rosa, Sapé e Sossego).

Na solenidade de lançamento, prestigiada por representantes da Empresa de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), do Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e de autoridades locais, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, ressaltou a importância do programa para economia local.

“Estamos, neste momento, ativando o circuito econômico local, aqui no campo. O dinheiro público também precisa chegar junto do povo, que é quem produz e quem sustenta esta nação. Este programa vem comprar para doar às famílias paraibanas um alimento do campo, produzido pela mão do agricultor, sem agrotóxico e de qualidade, contribuindo para saúde e qualidade de vida. O agricultor sabe o que fazer na plantação, o Governo está aqui para garantir a compra e o pagamento justo”, enfatiza Pollyanna.

O presidente da Cooperativa de Produção Agropecuária do Assentamento Zumbi dos Palmares, Damião Guedes, celebra o PAA que chega no dia em que o assentamento completa 22 anos. “Quando chegamos aqui, essa propriedade só produzia fumo e abacaxi. Hoje vemos a diferença, tomamos de conta, com compromisso, para que a terra cumpra sua função social de gerar emprego e produzir alimentos para atender à sociedade”, comemora o representante dos agricultores.

O casal de agricultores Damião Anjo Texeira e Severina de França Texeira, ambos com 65 anos, venderam sua produção de macaxeira para o PAA. “Eu planto, o Governo compra e distribui para quem necessita. Tô muito feliz!”, resumiu Damião Anjo.

Após a solenidade, os alimentos comprados seguiram para distribuição. A secretária Pollyanna Dutra, juntamente com a executiva de Segurança Alimentar de Economia Solidária, Valéria Aragão, acompanhou o primeiro caminhão com 12 toneladas de alimentos, dentre eles inhame, macaxeira, batata doce e milho, com destino ao Hospital da FAP e à Ong Nossa Ramadinha Melhor, na cidade de Campina Grande.

O Hospital da FAP é referência no tratamento oncológico e oferece cerca de 800 refeições diárias para pacientes e acompanhantes. O presidente da instituição filantrópica, Derlópidas Neves, explica a importância da doação. “Estamos honrados em receber estes alimentos que são fundamentais para a sustentação do nosso hospital. Quando diminuímos o custo na compra de alimentos, possibilitamos um maior investimento na nossa modernização e a ampliação dos atendimentos, o que nos mantém firmes”.

Já na Ong Nossa Ramadinha Melhor, 200 famílias estão cadastradas para receber os alimentos do PAA-CDS. A entidade atua há quase nove anos na periferia de Campina Grande com mais 12 projetos voltados para crianças, adolescentes e suas famílias. “Vai fazer uma diferença enorme na vida da nossa comunidade que tem várias famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional precisando do apoio do Governo”, agradeceu Roberto Rodrigues, presidente da Ong.

A equipe técnica do PAA-CDS na Paraíba segue entregando os alimentos e realizando novas compras e doações beneficiando agricultores de outras regiões da Paraíba e combatendo a fome no estado.