Governo da PB abre chamada pública para aquisição de testes para detecção da Covid-19

De acordo com o edital, serão adquiridos 473.280 exames sorológicos, para detecção de anticorpos específicos (IgG e IgM)

Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando chamada pública para a apresentação de propostas, a fim de selecionar laboratórios para a aquisição de testes sorológicos que trabalham na detecção de anticorpos para o novo coronavírus. O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (19) e as propostas devem ser enviadas até o dia 26 de agosto.

De acordo com o edital, serão adquiridos 473.280 testes sorológicos pela metodologia Quimioluminescência (CLIA) ou Eletroquimioluminescência (ECLIA), para detecção de anticorpos específicos (IgG e IgM) produzidos pelo sistema imunológico contra o SARS-COV-2. A chamada pública também inclui a cessão de um equipamento, em regime de comodato, por região de referência Covid-19, sendo estas João Pessoa, Campina Grande, Patos, Souza e Cajazeiras.

A secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, afirma que essa contratação tem o propósito de atender de forma emergencial as regiões de referência Covid, que são serviços que desenvolvem ações de prevenção e combate a pandemia do Coronavírus. Além de promover a continuidade das ações de vigilância em saúde no período pandêmico, no que se refere ao diagnóstico dos casos suspeitos da Covid-19 e conhecimento do perfil sorológico da população do Estado da Paraíba em relação ao SARS COV-2

“O investimento na parte de teste sorológico é para que a gente consiga qualificar ainda mais a questão do diagnóstico no Estado. A recomendação é que, para casos graves o método de RTPCR seja utilizado, e que a estratégia do IgM seja para os casos leves, e para os tardios o IgG. Da parte de análise de gestão compreende-se que essa metodologia apresenta melhor resposta na comunidade científica e por isso estamos  aplicando nesse novo cenário que a gente já conhece a doença e precisa qualificar ainda mais o diagnóstico”, explica.

Os interessados deverão elaborar suas propostas comerciais contendo o valor unitário e total para os itens propostos e encaminhar para o e-mail: comissao.chamadapublica@ses.pb.gov.br, até o final do prazo previsto. Não serão aceitas propostas que não atendam às especificações do Projeto Básico.

Comente