Governo da Paraíba institui 2020 como ‘Ano Cultural Mestre Sivuca’

O ano de 2020 foi instituído pelo Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE-PB) como “Ano Cultural Mestre Sivuca”. O decreto assinado pelo governador João Azevêdo e publicado nesse sábado (15), lembra que Sivuca faria 90 anos neste ano.

O texto destaca que  “todas as secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Poder Executivo estadual devem incorporar em suas ações e eventos informações alusivas” ao tema.

Serão realizadas, pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, atividades culturais e socioesportivas em âmbito escolar, mobilizando estudantes e funcionários em homenagens acerca da vida do Mestre Sivuca. Além disso, espaços de uso coletivo geridos por instituições públicas estaduais devem estimular a prática, produção e difusão de produtos e serviços culturais relativos à vida e obra do paraibano.

Sivuca nasceu em Itabaiana e se destacou nacionalmente como maestro, instrumentalista, cantor e compositor. Ele morreu, aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, o qual se tratava desde 2004.. O ano cultural foi instituído para disseminar a cultura popular do Nordeste pelo mundo.

No ano de 2019, o governo do estado celebrou o centenário de Jackson do Pandeiro e promoveu eventos culturais por toda a Paraíba.

Comente