Governador decreta estado de emergência por causa de casos de microcefalia

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) decretou, na manhã desta sexta-feira (04), estado de emergência após o aumento de casos de microcefalia no Estado.

O chefe do Executivo estadual convocará prefeitos, secretários de saúde e Exército para unir forças afim de combater o mosquito Aedes Aegypti – transmissor das doenças chikungunya, dengue e zica – promovendo uma campanha de enfrentamento do problema. O governo do estado deverá divulgar nos próximos dias campanhas midiáticas para conscientização da população sobre microcefalia, agente de saúde serão contratados para combater focos do mosquito em toda Paraíba.

A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba até o dia 28 de novembro notificou 248 casos suspeitos de microcefalia, distribuídos em 52 municípios. De acordo com boletim, João Pessoa se mantém como a cidade com maior número de casos, num total de 50,4% ou seja, 125 casos. João Pessoa foi a cidade que mais revisou prontuários realizando busca retrospectiva nos atendimentos de maternidades públicas.

De acordo com o o secretário estadual de comunicação, Luis Tôrres, o ato de estado de emergência deverá ser publicado no Diário Oficial deste sábado (05).