João Pessoa é a sexta pior cidade do Brasil para se empreender. A avaliação é do Índice de Cidades Empreendedoras 2017 (ICE 2017), produzido pela organização Endeavor, especializada em empreendedorismo. O estudo abrangeu 32 cidades, entre capitais e municípios do interior de 22 estados, e foi divulgado pela Globo News.

Clique aqui e assista a reportagem completa veiculada pela Globo News.

A cidade de São Paulo garantiu, pelo terceiro ano seguido, o título de melhor cidade do país para empreender. Na segunda colocação, ficou Florianópolis, capital de Santa Cataria. Das capitais do Nordeste, João Pessoa ficou à frente apenas de São Luís (MA) e Maceió (AL).

Das 32 cidades pesquisadas, João Pessoa ficou na 27ª colocação do ranking, superando apenas Belém, São Luís, Campo Grande, Maceió e a última colocada Manaus.

Burocracia

O ranking leva em conta as cidades com melhores condições para abrir e desenvolver negócios. O ICE revelou que o tempo médio para abrir uma empresa no Brasil gira em torno de 62 dias. Nesse intem, João Pessoa aparece na oitava pior colocação, com um tempo de 77 dias para abertura de empresas.

Impostos

O estudo mostra ainda que, em relação ao custo de impostos, João Pessoa é a terceira pior do País, ficando à frente apenas de Aracaju e Rio de Janeiro. A análise foi feita em cima do que é cobrado em tributos como IPTU, ISS e ICMS, além do incentivo fiscal oferecido pelos governos municipais, já que eles têm autonomia para decidir as alíquotas dos impostos.

Quesitos

Para a elaboração do ranking, sete quesitos são avaliados no ICE: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso à capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Confira abaixo as cinco piores cidades do Brasil para empreender:

1º Manaus (AM)

2º Maceió (AL)

3º Campo Grande (MS)

4º São Luís (MA)

5º Belém (PA)

6º João Pessoa (PB)

Confira abaixo as cinco melhores cidades do Brasil para empreender:

1º São Paulo (SP)

2º Florianópolis

3º Vitória (ES)

4º Curitiba (PR)

5º Joinville (SC)

6º Rio de Janeiro (RJ)