Gervásio cobra explicações sobre contingenciamento e demissões em Centros Culturais do BNB

O deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) protocolou Requerimento de Informação ao Ministério da Economia solicitando informações sobre a suspensão das atividades e demissões nos Centros Culturais do BNB nas unidades de Sousa, Fortaleza e Juazeiro do Norte, no Ceará.

No documento, o parlamentar questiona ainda sobre a previsão de retorno das atividades nos dois estados.

De acordo com Gervásio, o anúncio repentino da suspensão das atividades pode ser o início de mais um desmonte por parte do governo Bolsonaro. “A suspensão das atividades, repentinamente, é vista por nós com muita preocupação, pois pode ser o prenúncio do fim de um equipamento extraordinário para a cultura do país”, lamentou.

O parlamentar falou ainda da importância do equipamento cultural nos dois Estados”. “Sucatear um dos mais democráticos equipamentos de cultura do Brasil é, no mínimo, uma falta de sensibilidade. Esses espaços fomentam toda uma cadeia produtora de cultura, proporciona a inclusão e acesso às artes. É lamentável o tratamento dado pelo governo federal a um espaço tão importante “, ressaltou Gervásio.

O Centro Cultural Banco Nordeste de Sousa foi inaugurado em 25 de junho de 2007, pelo então Ministro da Cultura, Gilberto Gil.