Funjope realiza reunião virtual com Fórum de Artesãos da Paraíba

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) realizou uma reunião virtual, nesta quarta-feira (26), com o Fórum de Artesãos da Paraíba em que foram discutidos itens importantes na formação de uma política de valorização do artesão da cidade, planejando ações a curto, médio e longo prazo. A meta é construir uma política para o segmento, além de mapear o número de artesãos que atuam na Capital paraibana. Na Paraíba, são cerca de oito mil.

“Meu compromisso com eles, e o pedido que eles me fazem, é que a gente caminhe no sentido de fazer uma mediação para integrar as ações de artesanato que existem na Prefeitura de João Pessoa. Que a gente possa, com isso, valorizar o artesão local e, principalmente, começar a planejar ações a curto, médio e longo prazo para essa política do artesanato”, declarou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

A ideia, segundo ele, é trabalhar com os artesãos criativos, ter um artesanato de identidade, que seja único e ajude na construção dessa identidade em João Pessoa. Que o artesanato possa dialogar com os visitantes nos ambientes de alta visitação turística, ser valorizado nos equipamentos culturais, nos eventos, na promoção de feiras que estão sendo planejadas.

O presidente do Fórum de Artesanato da Paraíba, Chico Ribeiro, aprovou o encontro. Ele destacou que a Funjope assumiu o compromisso de articular, dentro da gestão municipal, todos os setores que trabalham com artesanato, mas de forma fragmentada.

“A ideia que me deixou bastante alegre é a possibilidade de reunir todas essas práticas num núcleo amplo, que possa trabalhar de forma interdisciplinar, todos juntos com o mesmo objetivo. Foi um encontro muito bom, que nos deixou estímulo para continuar na caminhada em favor dos esforços necessários para o bem cultural desse segmento”, completou o presidente do Fórum.