Funjope inicia série de reuniões com segmentos da cultura de João Pessoa

Foto: Arquivo.

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) inicia, nesta terça-feira (6), uma série de reuniões virtuais com os segmentos da cultura. Os representantes da música serão os primeiros a participar do debate sobre o uso dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, um diálogo que envolve também a sociedade.

As reuniões seguem até o dia 27 de julho e podem ser acompanhadas pela plataforma Zoom. Durante os encontros, que terão início sempre às 19h, os diversos segmentos artísticos e culturais do município participam de rodadas de diálogo com grupos de cultura e arte e a sociedade. Conforme a agenda, as reuniões seguem na quarta-feira (7) com o audiovisual; livro, leitura, literatura e bibliotecas na quinta-feira (8).

O diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves, afirmou que esse trabalho faz parte de uma atitude democrática da Funjope de consultar os grupos, a comunidade artística e a sociedade sobre os destinos e o processo de reutilização dos recursos da Lei Aldir Blanc. “Precisamos construir a base de uma escuta e de um diálogo com a sociedade e com a comunidade de artistas, no sentido que queremos dar para esses recursos e para os novos editais que vamos começar a formatar a partir da regulamentação do governo federal”, declarou

Para participar desta primeira reunião, basta solicitar o link de acesso pelo e-mail da Divisão de Música – [email protected]. O encontro será transmitido pelo canal do YouTube da Prefeitura de João Pessoa. O link da transmissão estará disponível na bio do Instagram da Funjope @funjopeoficial, a partir das 18h, uma hora antes do início da conversa.

Calendário

A próxima reunião será no dia 13, com o segmento das culturas populares e artesanato; eventos de calendário permanente, como Carnaval e São João (14); teatro e circo (15); dança (20); artes visuais/fotografia (21); comunidades tradicionais e patrimônio histórico e cultural (22); movimentos LGBTQIA+, negros e negras, pessoas com deficiência (270.

Grupo de trabalho

Embora a regulamentação federal para uso dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc ainda não tenha sido publicada, a Funjope iniciou o planejamento com a criação do grupo de trabalho que vai consultar os segmentos artísticos e culturais. Com o grupo de trabalho, a Funjope abre o diálogo com a sociedade, associações, fóruns de cultura, profissionais da cultura e das artes de João Pessoa e preparar as melhores condições para a utilização do recurso.

O grupo de trabalho é formado por representantes da Funjope e tem uma composição técnica, jurídica e administrativa. Seus integrantes serão responsáveis por mobilizar as diversas consultas que serão realizadas.