Funjope fará homenagem a Zé Dantas e ao Tenente Lucena

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), em parceria com o Instituto Paraíba Nossa Terra e a Academia de Ciências, Artes e Letras do Brasil, reuniu artistas e educadores para uma conversa inicial sobre a realização do I Encontro Paraibano de Cultura, Arte e Literatura, que deve acontecer de 25 a 27 de agosto, no Centro Cultural Mangabeira. Os homenageados serão o compositor Zé Dantas e o folclorista Tenente Lucena. Cordéis e poesias produzidos por estudantes da rede pública envolvidos no projeto serão premiados.

“Esse encontro pretende estimular estudantes das redes municipal e estadual de ensino sobre o valor da obra de Zé Dantas e Tenente Lucena, e discutir a questão da memória e da simbólica das culturas populares. Serão articuladas oito escolas da região do bairro de Mangabeira para participar do projeto”, relatou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

Ele destacou que a reunião foi uma primeira conversa para dar forma ao encontro e como será articulada a relação entre culturas populares e o ambiente educacional, o fator pedagógico que será trabalhado com alunos do 1º ano do ensino médio de quatro escolas da rede estadual e estudantes do 9º ano do ensino fundamental de quatros escolas da rede municipal.

Um dos objetivos do projeto elaborado pelo Instituto Paraíba Nossa Terraé mostrar aos estudantes a importância de nomes que enriqueceram a cultura, como Zé Dantas e o Tenente Lucena, por suas grandezas culturais e contribuição na construção da identidade nordestina. Além de contribuir no processo de conservação da memória dos personagens, a intenção é estimular os alunos a produzirem poesias e cordéis para manter viva a memória dos homenageados, inclusive estimulando redações que possam ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Programação

A programação está em andamento e haverá solenidade de posse de membros da Academia de Cultura, Arte e Ciência do Brasil, além de apresentações da Orquestra Sinfônica Mirim, que pertence ao Centro Cultural Tenente Lucena, e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, da qual o tenente Lucena é co-fundador. Comemora-se também, em 2021, o centenário de Zé Dantas.