Funjope divulga resultado final da análise documental da 2ª Edição do W.R_Lab

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, nesta terça-feira (29), o resultado final da análise documental da 2ª Edição do Laboratório de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais (W.R_Lab). Ao todo, foram 20 inscritos e, após o prazo recursal da análise documental, 13 candidatos foram habilitados. O prazo recursal terminou nesta segunda-feira (28) e os processos seguem agora para a comissão de seleção e análise de mérito.

“Esse projeto é uma linha de atuação da Funjope que trabalha na perspectiva de qualificar e contribuir com a formação dos nossos profissionais do audiovisual, produtores e diretores. A ideia é ajudar a formar, inclusive, uma nova geração de cineastas. Temos trabalhado para capacitar, não só em relação ao cinema, mas também pretendemos desenvolver em outros campos como nas artes plásticas, no teatro, na literatura e nas diversas outras modalidades de criação”, observou o diretor-presidente da Funjope, Marcus Alves.

O edital Walfredo Rodriguez Lab, segundo ele, é um ambiente de valorização e de estímulo promovido pela Fundação para a formação dos produtores de audiovisuais. Ele frisou que a Funjope tem mantido o diálogo em torno de vários segmentos e, em relação ao audiovisual, foram firmadas várias parcerias, entre elas com o Polo Audiovisual da Zona da Mata e a Associação Cinema do Brasil, para ajudar na formação e capacitação.

“O W.R_Lab é uma ferramenta para o desenvolvimento do segmento, ação sólida para esta etapa tão importante para a realização de um longa-metragem e a Funjope é pioneira no Estado”, analisou o chefe da Divisão de Audiovisual da Fundação, Paulo Roberto de Souza Júnior.

O edital estimula a formação e capacitação dos produtores e diretores de cinema e vai selecionar até três projetos audiovisuais a serem desenvolvidos em um período de sete meses. Um integrante de cada trabalho inscrito receberá uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000,00 (mil reais). A seleção prevê a escrita de roteiros cinematográficos e seus respectivos projetos de comercialização.

A iniciativa busca desenvolver roteiros para longas-metragens do gênero de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como estrutura dramática, criação de personagens, formatação de roteiros e outras etapas que tangenciam a criação de histórias para o cinema. É uma das experiências da Funjope para valorizar o audiovisual de João Pessoa.

Resultado

O resultado pode ser acessado no Semanário Oficial. As demais informações sobre o edital estão disponíveis no endereço Portal da Transparência.