Fuja do golpe: 5 dicas para identificar anúncios falsos nas redes sociais

Foto: Reprodução/Unsplash

É comum se deparar com anúncios falsos publicados em redes sociais, como Facebook e Instagram, utilizados como armadilhas por criminosos para aplicar golpes online. Essas publicações patrocinadas geralmente são muito parecidas com anúncios e comunicações verdadeiras de marcas famosas, e costumam prometer preços excessivamente baixos, brindes gratuitos e mais vantagens. No entanto, ao clicar nos links divulgados, o usuário acaba perdendo dinheiro com fraudes e colocando seus dados em risco em sites falsos. Abaixo, confira cinco dicas úteis para identificar anúncios fraudulentos nas redes sociais e saiba como evitar cair em golpes.

Por que há tantos anúncios falsos nas redes sociais?

De modo geral, as redes sociais são ambientes que podem favorecer a ação de golpistas. Isso porque o processo para criar uma conta em uma plataforma como Facebook, Instagram ou TikTok é relativamente simples, permitindo que qualquer pessoa faça um cadastro para usar o serviço. Além disso, as plataformas costumam ter funcionalidades para impulsionar anúncios e atingir mais pessoas.

Portanto, como existem milhões de usuários nessas plataformas, a probabilidade de que alguma pessoa seja vítima de um golpe é alta. Além disso, os criminosos procuram fazer anúncios muito parecidos com lojas e marcas verdadeiras, com cores, logotipos e letras semelhantes, o que pode confundir as vítimas.

O que fazer quando encontrar um anúncio falso?

 

O primeiro passo ao se deparar com um anúncio fraudulento é denunciá-lo na plataforma em que ele foi publicado. Além disso, também é importante não interagir com a publicação clicando em links, por exemplo, pois eles podem direcionar para sites maliciosos. É possível, ainda, usar a rede social em questão para informar outros usuários que determinado anúncio é falso, o que pode evitar que os criminosos consigam atingir mais vítimas. Na lista abaixo, confira cinco dicas para identificar anúncios fraudulentos nas redes sociais e evitar cair em golpes.

5 dicas para identificar anúncios falsos nas redes sociais

1. Descontos suspeitos

 

A primeira dica para reconhecer um anúncio falso é analisar o preço do produto em questão. Sempre desconfie de ofertas grandes demais e de promessas de produtos gratuitos. É comum que os criminosos utilizem essas técnicas para atrair as vítimas, que podem acreditar nos descontos exorbitantes, principalmente em produtos de marcas mais caras.

Um exemplo de golpe é o da Cafeteira 3 Corações, que recorrentemente viraliza na web. Na fraude, criminosos criam um site semelhante ao da marca, e pedem para as vítimas preencherem com os dados pessoais e compartilhem em grupos do WhatsApp para liberar o produto gratuitamente. No entanto, esse caso não passa de mais uma tentativa de roubo de dados, disfarçada de promoção imperdível. Dessa forma, caso a faixa de preço de um produto esteja muito diferente do que costuma ser, verifique se a promoção é verdadeira nos canais oficiais da loja antes de clicar no anúncio.

Anúncio com falso desconto de até 90% em óculos Ray-Ban se espalha no Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo
Anúncio com falso desconto de até 90% em óculos Ray-Ban se espalha no Instagram — Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo

2. Anúncio divulgado por páginas não verificadas

 

Os anúncios fraudulentos são geralmente publicados por contas ou páginas não verificadas, ou seja, que não contam com o selo de verificação ao lado do nome de perfil. Esse selo, disponível em plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp, é uma ferramenta das plataformas para garantir a autenticidade de contas e evitar que perfis falsos se passem por personalidades famosas ou marcas. Portanto, uma forma de identificar a validade de um anúncio é observar o nome de perfil da empresa na rede social. Se a marca é grande e a conta não tem um selo de verificação, desconfie.

Pessoas, empresas e entidades de interesse público costumam apresentar selo azul no Instagram — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

Pessoas, empresas e entidades de interesse público costumam apresentar selo azul no Instagram — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

3. Erros de ortografia e gramática

Outra dica é prestar atenção na forma como o anúncio está escrito. Isso porque as ofertas falsas apresentam, com frequência, erros de ortografia e gramática que servem de alerta para os usuários. Diferente das verdadeiras campanhas de publicidade, organizadas por diversos profissionais e passam por um processo de revisão de texto, os anúncios fake são feitos em pouco tempo e podem ter erros na escrita.

Além disso, esses anúncios costumam levar para links falsos, que, muitas vezes, trocam caracteres de lugar ou escrevem o nome de marcas famosas com letras a mais. Portanto, antes de clicar em um anúncio, confira se a URL é realmente a verdadeira.

Anúncio fraudulento usa falsa campanha do Boticário para enganar usuários — Foto: Reprodução/PSafe
Anúncio fraudulento usa falsa campanha do Boticário para enganar usuários — Foto: Reprodução/PSafe

4. Reclamações e críticas negativas

 

Para checar se determinado anúncio é real ou não, também é possível analisar quais são as avaliações mais recentes do produto ou da campanha divulgados. Caso a publicação tenha muitas reclamações, críticas negativas ou até mesmo avisos de outros usuários, há altas chances de ser um golpe. Alguns sites, como o Reclame Aqui, por exemplo, permitem verificar o retrospecto da marca. Pela plataforma, é possível checar críticas e entender se a instituição ou produto é confiável, e se a marca costuma responder clientes insatisfeitos.

Reclamações o Reclame Aqui podem indicar fraude — Foto: Reprodução/TechTudo
Reclamações o Reclame Aqui podem indicar fraude — Foto: Reprodução/TechTudo

5. Comentários falsos

 

Por fim, outro alerta para identificar anúncios falsos nas redes sociais são as avaliações falsas. Frequentemente, golpistas enchem publicações de ofertas fraudulentas com vários comentários semelhantes e excessivamente positivos, que geralmente são feitos por páginas automatizadas. Os criminosos ainda podem simular avaliações de pessoas públicas e até mesmo de instituições famosas para enganar as vítimas. Portanto, verifique em canais oficiais se a pessoa ou organização realmente faz propaganda de determinado produto. Existem marcas fraudulentas que compram falsos relatos na web. Outras instituições, ainda, usam de IA para simular falas de famosos recomendando o serviço, usando o método de deepfake.

Deepfake é uma tecnologia que consegue captar os movimentos do rosto de famosos e simular falas — Foto: Divulgação/Getty Images
Deepfake é uma tecnologia que consegue captar os movimentos do rosto de famosos e simular falas — Foto: Divulgação/Getty Images

Do Techtudo com informações de Make Use Of