“Fruto de gestão responsável”, diz secretário sobre valorização salarial dos servidores da PB

A valorização salarial dos servidores estaduais paraibanos é fruto da gestão responsável do governador João Azevêdo (PSB), garantiu o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado, Gilmar Martins. Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, desta sexta-feira (13), o secretário relatou como vem sendo feito os planejamentos, para que a Paraíba mantenha o equilíbrio financeiro e que possa continuar concedendo reajustes entre os maiores do país.

Este ano, foi concedido um reajuste linear de 10% aos servidores. Ao falar sobre o assunto, Gilmar relembrou a repercussão do aumento concedido em 2020. Ele disse que no Estado, a gestão recebeu críticas por considerarem o aumento baixo, mas, na época, foi o segundo maior do Brasil, ficando atrás apenas do Paraná.

“Em 2020, o Estado concedeu um reajuste linear, na época foi de 5%. Quando o cidadão olhava no contracheque se perguntava por que só 5%. Eu lembro que naquela ocasião, foi o segundo maior aumento para servidor público do país, ficamos atrás do Paraná. Coincidentemente, poucos dias depois, eu fui a Brasília, para uma reunião na Secretaria do Tesouro Nacional, e essas notícias correm, e me perguntaram se era verdade que tínhamos concedido um reajuste de 5%. Eu respondi que sim, e me disseram que iríamos quebrar a Paraíba. Mas sempre fazemos tudo com muita responsabilidade, fazemos projeções de cenários e levamos para o governador”, explicou.  

Sobre os 33% de aumento dado aos profissionais da educação, o secretário também disse que o percentual foi dado após muito estudo e com prudência.

“Já se falava no ano passado dessa possibilidade de reajuste para educação de 33%. Por prudência, trabalhamos com essa possibilidade, pois se confirmando, está dentro do nosso orçamento. Tudo é feito com muita propriedade e responsabilidade”, afirmou. 

Assista: