Franquias na Paraíba apostam em baixo custo, home office e serviço regionalizado

Apostar em modelos de negócio diversificados para atrair novos investidores é uma estratégia adotada por franquias para driblar a crise econômica. Entre as soluções encontradas por franquias na Paraíba, estão opções com baixo investimento por parte dos franqueados e serviços diferenciados por região.

Ana Virgínia Falcão é CEO e co-fundadora de uma rede de agências de viagens fundada em João Pessoa há 15 anos. Desde 2008 a empresa se tornou uma franquia e se expandiu em todo o país. Ela explica que parte do crescimento foi possível ser feito graças a um modelo de negócio em que os franqueados podem começar o negócio com menos de R$ 5 mil.

“Temos o modelo home office em que o franqueado atua como pessoa física. É uma tendência atualmente e os franqueados podem atuar até mesmo de casa. O próprio investidor é quem vai até a casa dos clientes e faz o seu próprio horário de trabalho”, explica.

A taxa de adesão para esse modelo, segundo Ana Virgínia, é de R$ 4,9 mil. Os franqueados ficam isento do pagamento de fundo de propaganda e não precisam de capital para instalação nem de giro.

“Nessa modalidade, é possível ter um lucro médio de 10% do faturamento bruto médio, que depende principalmente do poder individual de venda do franqueado”, comenta a empresária.

Desde a fundação, a empresa saiu uma franqueada de uma outra rede para se tornar marca própria e independente com 504 franqueados até este mês. Além da modalidade home office, a empresa também oferece o modelo escritório e loja, com investimento e faturamento variáveis.

Regionalização de serviços

Outro modelo de negócio diferenciado adotado por franquias no estado está a regionalização de alguns serviços. O estilo foi adotado por uma escola de idiomas que há mais de 20 anos investiu em franquias e agora mudou de marca e voltou a ser integrada a uma rede de ensino.

“A gente tem uma geração de franqueadores hoje que são diferentes. Não tem mais aquela pessoa que pensa numa boa ideia e que os franqueados seguem 100% o modelo criado. Muitas vezes o que funciona em um estado não funciona no outro, então a franquia moderna é essa em que todos aprendem entre si e trocam experiências”, explica Gustavo Souza, diretor da escola.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), investir em uma franquia pode ser uma saída para quem quer ter a garantia de empregar recursos em um negócio que já tem um modelo consolidado.

“O primeiro passo para investir em franquias é estar ciente da área que gosta mais e além disso, pesquisar quais franquias estão dentro de sua capacidade de investimento. A vantagem das franquias é porque são negócios formatados que já deram certo, então o investidor já entra com um conhecimento e com informações precisas sobre retorno, sobre lucro e sobre o que fazer para garantir o sucesso”, diz a consultora da Sebrae Luciana Rabay. Informações do G1 Paraíba.