FPF vai criar a 3ª divisão do Campeonato Paraibano em 2020

Campeonato Paraibano da 3ª divisão. Este é um dos planos que está para ser executado no calendário de competições da Federação Paraibana de Futebol (FPF) de 2020. Esta foi a afirmação dada pelo diretor executivo Otamar Almeida ao Globoesporte.com, logo após a divulgação da tabela da Segundona deste ano. Com isso, a Paraíba seguirá uma tendência implementada por outros estados nordestinos como Bahia, Ceará e Pernambuco, que já realizam campeonatos no mesmo nível.

A criação da 3ª divisão, inclusive, já é sinalizada no Regulamento Específico da Segunda Divisão do Campeonato Paraibano deste ano, programado para começar no próximo dia 25 de agosto. No capítulo ‘Sistema de disputa”, o artigo 8º, parágrafo 4º diz que “os dois piores colocados do Grupo Litoral/Brejo e o pior colocado do Grupo Agreste/Sertão serão rebaixados para a 3ª divisão”.

De acordo com o dirigente, a implementação da nova série possibilitará que cidades que nunca receberam uma competição de futebol profissional, e, até mesmo as que já disputaram no passado, possam figurar no cenário do futebol paraibano. Otamar ainda falou que uma nova divisão também proporciona a revelação de novos talentos, além de ter mais uma opção para movimentar o calendário anual de eventos.

“Esta meta consta no planejamento da Federação para o próximo ano. Existem cidades que merecem receber uma divisão do Paraibano, assim como times que por um motivo ou outro deixaram de ter representantes. O futebol precisa acontecer em todos os recantos da Paraíba. Este é um desejo da presidente Michelle e a Terceira Divisão será um novo caminho para que tenhamos mais calendário, talentos revelados e o esporte acontecendo”, disse.

Os detalhes relacionados a possíveis datas e formato da competição não foram adiantados por Otamar Almeida. O dirigente disse que na divulgação do calendário de competições para 2020 serão divulgados os detalhes do novo campeonato.

Vale ressaltar que, atualmente, a FPF promove o Campeonato Paraibano logo no início da temporada, abrindo o calendário, no estadual da elite que vai de janeiro até o mês de abril. Enquanto a 2ª divisão, competição que acontece no segundo semestre, costuma ir de agosto até outubro. Informações do GloboEsporte.