Fotos que ilustram brasileiros em vídeo conversando com Bolsonaro são de bancos de imagens

As duas fotos utilizadas para ilustrar brasileiros com os quais o presidente Jair Bolsonaro conversa por telefone, em vídeo divulgado nesta quarta-feira, no Facebook, são encontradas em bancos de imagens na internet. Uma delas, vinculada a um homem, já apareceu em outra campanha do governo federal.

No vídeo, Bolsonaro responde perguntas sobre duas obras do governo federal no Nordeste, região em que enfrenta maior rejeição. Na sexta-feira passada, o presidente foi ao Ceará inaugurar trecho do Eixo Norte da transposição do rio São Francisco, em uma agenda positiva que busca melhorar a imagem do seu governo e virar a página do conflito com outros Poderes.

Dona Maria Eulina, que seria moradora de Penaforte, cidade da obra inaugurada na semana passada, é ilustrada por uma imagem encontrada no site iStock, com a descrição “Mulher idosa feliz que sorri feliz na idade adulta”. A fotografia custa R$ 45 e foi incluída no site em 05 de março de 2019. No vídeo, ela questiona o presidente como estão as obras da transposição do rio no estado.

Já Francisco Valmar é identificado como morador de Parnamirim (RN) interessado em obras de mobilidade. A imagem que aparece junto ao seu nome é encontrada no site Shutterstock com a legenda “retrato de trabalhador na fábrica no fundo”, pode ser baixada gratuitamente e foi utilizada na campanha “O Brasil não pode parar”, também elaborada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

Questionada, a Secom ainda não respondeu se as vozes que acompanham as imagens são de atores.

Comente