Fiocruz recomenda suspensão das novas medidas de flexibilização, em JP

Com base em estudos, foram apontadas algumas capitais em estado de alerta, entre elas, a cidade de João Pessoa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em boletim divulgado na sexta-feira (30), recomendou a suspensão das novas medidas de flexibilização em cidades com “forte crescimento” de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e de Covid-19. Com base em estudos, foram apontadas algumas capitais em estado de alerta, entre elas, a cidade de João Pessoa.

“Na situação de tendência de crescimento no longo prazo e sinal de estabilidade ou queda no curto prazo, o princípio da cautela e minimização de risco recomenda que eventuais medidas associadas à tendências de queda sejam tomadas apenas quando a tendência de longo prazo também indicar queda, evitando assim ações de flexibilização com base em quedas esporádicas (não sustentadas)”, disse a Fiocruz no boletim.

O prefeito Luciano Cartaxo (PV) sinalizou o início da flexibilização dos eventos em João Pessoa para o dia 6 de novembro. No entanto, o anúncio foi realizado logo após a divulgação do boletim da Fundação Oswaldo Cruz.

A previsão é que seja liberado os funcionamentos dos teatros e auditórios para eventos artísticos e coorporativos com 50% da capacidade de público, além dos eventos em arenas e ginásios ao ar livre ou semiabertos com layout previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e apresentações artísticas com ate cinco músicos.

A prefeitura deve publicar na próxima quinta-feira (5), as decisões e o decreto contendo os protocolos a serem seguidos pelo segmento a partir da próxima semana.