Filmes produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez geram vários empregos na PB

A I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com o Fórum Setorial do Audiovisual Paraíba, vai levar ao público o resultado dos investimentos feitos pela atual gestão na área audiovisual, que não apenas movimenta o setor, mas contribui para a economia através da geração de emprego.

Para o diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, a Prefeitura de João Pessoa investe no audiovisual por acreditar no segmento e no talento dos profissionais do Estado. “Estamos investindo anualmente R$ 3.650.000,00 na área audiovisual e alguns dos filmes produzidos com recursos do Edital Walfredo Rodriguez estão rodando o mundo em festivais internacionais. Isso é muito bom para a cidade e para a Paraíba”, disse.

De acordo com o cineasta e roteirista Paulo Roberto, curador da Mostra Walfredo Rodriguez, cada filme rodado no Estado gera empregos desde a fase de pré-produção. “Um filme movimenta a economia local, com a contratação de pessoal de segurança, hospedagem, alimentação, etc. Então, um longa-metragem, que é uma produção de maior porte, gera mais de cem empregos diretos e indiretos por filme”, afirmou.

Com a exibição de filmes produzidos com recursos do edital Walfredo Rodriguez, workshops, palestras e laboratórios, a I Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez, que será realizada no período de 9 a 11 de novembro na Capital, além de movimentar o Centro Histórico, também movimenta a economia, pois segundo o curador do evento, há geração de emprego, pois é necessária a contratação de vários profissionais.

Além dos curtas e longas-metragens que serão exibidos, a Mostra terá workshops, palestras e laboratórios voltados para produção, mercado e distribuição, com participação de profissionais com atuação destacada no Brasil. Estão confirmadas as presenças de Carla Francine, que vai ministrar o workshop ‘Plano de Negócio e Captação de Recursos para Obra Audiovisual’; Barbara Sturm (Elo Company) e Daniel Queiroz (Embaúba Filmes), que vão debater distribuição de filmes.

Investimentos

O edital Walfredo Rodriguez é o instrumento através do qual a Prefeitura Municipal de João Pessoa aplica recursos na produção do audiovisual e já financiou mais de 30 filmes, investindo, em parceria com a Agência Nacional do Cinema (Ancine), cerca de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais) na produção de telefilmes, curtas e longas-metragens.