Festival Rota Cultural Caminhos do Frio chega nesta segunda-feira a Pilões

A rota cultural Caminhos do Frio 2015 chega nesta segunda-feira (20) a Pilões, no Brejo Paraibano (a 117 km da Capital). Conhecida como ‘Cidade das Flores’ (é responsável por parte da produção de flores no país), vai receber dezenas de apresentações das mais diversas vertentes da arte, cultura e visitação aos novos produtos turísticos. Na programação destacam-se oficinas de boneca, produção de biscuit e flores de fibra de bananeira, música, artesanato, exposições e festival de gastronomia, além de trilhas ecológicas e esportivas e shows musicais. A solenidade de abertura acontece às 19 h, no Centro de Artesanato Feito a Mão, e terá como destaque apresentações culturais.

O secretário de Turismo de Pilões, Márcio Andrade, destacou que, além dos atrativos naturais e riqueza histórica (cachoeiras, vales, casarios do século XVIII em estilo colonial rural, a exemplo da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus), o município traz uma das grandes novidades para o Caminhos do Frio: uma visitação aos novos produtos turísticos e culturais com características de vivências e experiências rurais. O executivo citou como exemplo o Memorial da Casa da Farinha (comunidade rural de Veneza), Café na Varanda (comunidade rural de Olho d’água), Pousada das Abelhas (comunidade rural do Riacho de Faca) Floricultura de Pilões (comunidade rural de Avarzeardo).

“A visitação ocorrerá no sábado, dia 25, a partir das 9h, e será realizada em um caminhão pau de arara num clima de muita animação. As pessoas que optarem pelo passeio vão poder vivenciar os frutos do Projeto de Atividades Criativas com foco na Produção Associada ao Turismo de Pilões que foi desenvolvido pela parceria entre o Sebrae, Prefeitura e associações comunitárias, culturais e artistas de Pilões”, explicou.

De acordo com os organizadores da rota, as cidades envolvidas no projeto irão sediar, por uma semana. A Rota Cultural teve início no dia 13 de julho em Areia e após passar por Pilões segue por mais cinco cidades com encerramento em Alagoa Nova, no dia 31 de agosto.

A programação do evento pode ser acessada pelo site www.brejoparaibano.com ou no aplicativo Caminhos do Frio(para o sistema android, onde as pessoas podem baixar gratuitamente no Play Store).  A Rota Cultural Caminhos do Frio é uma realização do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Sebrae, Atura (Associação Turística Cultural e Rural de Areia) e Prefeituras dos municípios participantes do Festival. A estimativa dos organizadores do evento é que 3,5 mil pessoas circulem na região durante o 48 dias do evento.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o projeto Caminhos do Frio apresenta-se como um aliado na valorização do patrimônio cultural, histórico, de riquezas naturais e no incentivo a vocação e talento da população com foco na geração de emprego e renda. “É um evento consolidado que está na 10 ª edição e tem uma grande importância no fortalecimento e diversificação da oferta turística do Destino Paraíba”.