Festival Arte em Cena 2021 premia seis produções artísticas; veja quais

As equipes das Escolas Estaduais Izidra Pacífico de Araújo e Mestre Júlio Sarmento, em Sousa; José Operário, em Joca Claudino; Prefeito Severino Pereira Gomes, em Baraúna; Adriano Feitosa, em Tavares; e João Úrsulo, em Pedras de Fogo, foram as vencedoras do Festival de Arte e Cultura na Escola – “Arte em Cena” 2021, que teve como tema “Do Engenho para Web: Cliques e Curtidas na vida e obras de José Lins do Rego”.

A etapa final do Festival foi realizada na sexta-feira (18), em um estúdio, e transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube. A grande final contou com a presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado; do secretário executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), Roberto Germano; do coordenador geral do Arte em Cena, Josemar Medeiros; além da participação on-line pelo YouTube e Instagram de estudantes e professores.

As seis produções artísticas campeãs foram escolhidas por meio de votação popular ao vivo durante a live, em formato de enquete nos stories do Instagram da Educação. As equipes das linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro receberão troféus, medalhas e cada estudante vai ganhar um leitor de livros digitais, Certificação de Apresentação da Proposta Artística e um fone headset. As apresentações das equipes vencedoras já estão disponíveis em uma playlist no YouTube da Secretaria de Educação pelo linkhttps://youtube.com/playlist?list=PLtEJsBDwcDJ3ZGHyYg7q3rdtzf4nknDBQ.

 As equipes vencedoras foram:

  •  Artes Visuais: equipe da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Izidra
  • Pacífico de Araújo, Sousa (10ª GRE);
  • Dança: equipe da Escola Cidadã Integral José Operário, em Joca Claudino (9ª GRE);
  • Literatura: equipe da Escola Prefeito Severino Pereira Gomes, em Baraúna (4ª GRE);
  • Música: equipe da Escola Cidadã Integral Mestre Júlio Sarmento, em Sousa (10ª GRE);
  • Teatro: equipe da Escola Cidadã Integral Adriano Feitosa, no município de Tavares (11ª GRE);
  • Audiovisual: equipe da Escola Cidadã Integral Técnica João Úrsulo, em Pedras de Fogo (12ª GRE).

Nessa edição, o Festival de Arte e Cultura na Escola – “Arte Em Cena” se integrou às ações governamentais desenvolvidas no âmbito do Ano Cultural José Lins do Rego, instituído por meio do Decreto nº 41.233 de 07 de maio de 2021, tendo como tema norteador do festival ‘Do Engenho Para Web: Cliques e Curtidas na Vida e Obras de José Lins do Rego’. O investimento total desta edição foi de R$ 612.588,00.

O festival teve como objetivo incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades pertencentes à Rede Estadual de Ensino, por meio de seis modalidades: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional. Participaram os alunos dos 8º e 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos.

O secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, parabenizou todos participantes e destacou a importância do Programa Arte em Cena para a Rede Estadual. “Quero agradecer a todos da comissão do Arte em Cena pela dedicação e parabenizar todos os alunos e professores que participaram desta edição. O Programa Arte em Cena cria e descobre talentos na Rede Estadual desde cedo e, mesmo realizado com a experiência remota, vimos empenho nas seis linguagens artísticas, que homenagearam perfeitamente o escritor José Lins do Rego, mostrando a riqueza e importâncias da literatura paraibana. Isso é motivo de muita alegria”, ressaltou.

Etapas – O festival foi realizado em três etapas: Escolar. Regional e Estadual. A primeira aconteceu em cada unidade escolar inscrita, a segunda foi desenvolvida a partir das Gerências Regionais de Educação as quais as escolas estão vinculadas, culminando na terceira etapa, de caráter estadual.

Diante da suspensão das atividades escolares presenciais como parte das ações preventivas à propagação da Covid-19, a SEECT desenvolveu o festival de forma integrada às atividades do Regime Especial de Ensino. As três etapas foram desenvolvidas de modo remoto em plataformas digitais, de acordo com cada atividade do festival.

Certificações e Premiações – Todos os participantes da segunda fase da Etapa Regional foram contemplados com a Certificação de Desenvolvimento de Proposta Artística, sendo computadas as horas de mentoria e formações. Todos os estudantes aprovados para a Etapa Estadual do festival irão ganhar um leitor de livros digitais (e-reader) e todos os estudantes das seis propostas vencedoras do festival irão ganhar um fone headset e uma medalha de participação (Rapadura de Ouro), além de um troféu (para a Escola).