FestincineJP vai exibir 42 produções e terá filme estrangeiro com estreia nacional

Festival é totalmente gratuito e contará com 19 players do mercado nacional

A segunda edição do Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP) vai exibir gratuitamente 42 filmes, entre produções de curta e longa metragem, e contará com a estreia nacional de um filme estrangeiro. A programação oficial foi divulgada nesta terça-feira (14), com destaque para títulos produzidos na Paraíba e filmes internacionais.

Nesta segunda edição, o Festival recebeu 665 inscrições para as mostras competitivas e 36 títulos foram selecionados, tanto da Paraíba como também do Chile, da Argentina, Colômbia e França. O FestincineJP começa no dia 26 de maio e vai até primeiro de junho, com realização da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Funjope.

A abertura do Festival será no próximo dia 26, às 19h, no Centerplex, com a exibição do filme Mais Pesado é o Céu, protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele, um dos homenageados desta edição, junto com o diretor paraibano Bertrand Lira e o coletivo audiovisual ¡Las Luzineides!.

Cada homenageado terá uma mostra comemorativa. Serão exibidos os filmes ‘O vendedor de sonhos’ e ‘O tempo e o vento’, do diretor Jayme Monjardim, parceiro desde a primeira edição do Festival; ‘Trago seu amor de volta mesmo que ele não queira’, do diretor paraibano Bertrand Lira, e mais oito curtas-metragem produzidos pelo coletivo ¡Las Luzineides!.

Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, enfatizou o propósito do Festival, que é de fortalecer o audiovisual como gerador de emprego e renda. “Nosso trabalho é integrar produtores, produtoras e artistas junto com estúdios e grandes sistemas de produção. Esta é nossa marca. O Festival é uma ferramenta de construção de janelas mercadológicas para o produtor do audiovisual de João Pessoa”, afirmou Marcus.

As sessões do FestincineJP são gratuitas, em duas salas no Centerplex (Mag Shopping). Os ingressos podem ser retirados com uma antecedência mínima de 30 minutos. Entre os destaques da programação, o FestincineJP vai trazer ‘O Último Pub’, do diretor britânico Ken Loach, filme inédito no Brasil e com estreia prevista no circuito comercial apenas em agosto. A programação completa está disponível no endereço www.festincinejp.com.br.

Negócios

As ações de fortalecimento do mercado audiovisual serão realizadas na Usina Energisa e incluem atividades de formação, painéis e seminários com destaque para a participação de Paulo Alcoforado (ANCINE), Luísa Lucciola (Projeto Paradiso), Maria Marta (Cinema do Brasil), o cineasta André Morais e produtora executiva francesa Clémentine Mourão-Ferreira. Já estão confirmados no evento representantes de 19 players nacionais, entre eles Globoplay, NBC Universal, Moonshot Pictures, DownTown, Paris Entretenimento e Canal Brasil, que também fará a cobertura do festival.

O FestincineJP também vai promover rodadas de negócios e o Laboratório de Produção Executiva. Nesta edição, o Festival recebeu 104 inscrições para as rodadas de negócios e 28 para o Laboratório de Produção Executiva, sendo que seis projetos foram selecionados pela equipe de curadoria.

Shows
Também no dia 26, às 16h, haverá um show comemorativo do FestincineJP, com Felipe Cordeiro e Ferve, que se apresentam no Largo São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro. O show de encerramento do festival será no dia primeiro de junho, às 22h, com Formiga Dub, na sala Vladimir Carvalho, na Usina Energisa.