A produção da 19ª edição do Fest Aruanda divulgou, neste mês de novembro, os dez curtas-metragens de estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) selecionados para a Mostra Caleidoscópio Universitário da UFPB. Além dos curtas, também foram anunciadas as produções premiadas, pela produção do Festival, nas categorias ‘Videoclipes’, ‘TCC’ e ‘TV Universitária’.
Os curtas serão exibidos no dia 6 de dezembro, às 10h30, na sala 9 (Macro XE) da Cinépolis do Manaíra Shopping, com entrada gratuita. A sessão com os filmes da Mostra Caleidoscópio Universitário da UFPB integra a programação oficial do Fest Aruanda 2024, que acontece de 5 a 11 de dezembro, no mesmo local.
Maviael Ribeiro, curador responsável pela Mostra Caleidoscópio Universitário da UFPB, afirma que a iniciativa legitima e consagra o cinema universitário, sendo uma janela importante de exibição que pode servir como norte para os estudantes que desejam ingressar na carreira cinematográfica na Paraíba.
E para o professor Lúcio Vilar, diretor executivo e fundador do Fest Aruanda, as produções submetidas pelos estudantes da UFPB à Mostra surpreendem a cada ano.
“A Mostra Caleidoscópio da UFPB é de grande importância para apresentar os trabalhos dos alunos que a cada ano nos surpreendem com suas produções em docs e principalmente no campo da ficção e do experimental”, avaliou o docente.
Resultado da seleção:
1. “Silhuetas”, de Wilson de Carvalho, Vídeo-poema. (Slam) Itapororoca/PB. Cinema e Audiovisual – UFPB. Duração: 6min e 32seg.
2. “O Afeto no Coração do Mundo”, de Luiz Filho. Documentário, Jornalismo – UFPB, João Pessoa-PB. Duração: 10min.
3. “Sick of Moving Images”, de Juan Vilar. Filme ensaio, Cinema e Audiovisual – UFPB, João Pessoa-PB. Duração: 10’min e 57” seg.
4. “Resistência Universitária”, de Kaline Nunes. Documentário, Mídias Digitais – UFPB, João Pessoa-PB. Duração: 14min e 49seg.
5. “Para Garotas”, de Iasmim Nara. Ficção, Mídias Digitais, João Pessoa-PB. Duração: 14 min e 50 segs.
6. “Baião de Dois”, de Renatha Aragão, Documentário, Cinema e Audiovisual – UFPB, João Pessoa-PB. Duração: 15 min.
7. “Pixo, logo existo”, de Ravi Pacheco. Documentário, Radialismo – UFPB, Bayeux /PB. Duração: 16min e 30seg.
8. “(Des)encontros”, de Hugo Gomes Ximenes e direção coletiva. Experimental, Jornalismo – UFPB, João Pessoa-PB. Duração: 3 min e 28 seg.
9. “Sonhos Lúcidos”, de Ana Thereza. Ficção/Terror, Cinema e Audiovisual – UFPB, João Pessoa – PB. Duração: 04 min e 06 segs.
10. “Ação de Graças”, de Isabela Vinagre. Experimental, Cinema e Audiovisual – UFPB, João Pessoa – PB. Duração: 3 min e 38 segs.
Confira aqui as sinopses das produções selecionadas.