Publicidade
Política

Felipe Leitão diz que saída do Patriotas tem amparo legal e sugere ‘armação’ de Janduhy Carneiro

O deputado estadual Felipe Leitão esclareceu que tomou a decisão de deixar o Patriotas para se filiar ao Democratas porque o partido não atingiu a cláusula de barreira e também fundiu-se a outra legenda, mudando, assim, sua estrutura interna e pensamento ideológicos.

- Continua depois da publicidade -

O parlamentar também argumentou que não há fundamento jurídico nenhum na ação impetrada pelo presidente estadual do Patriotas, Janduhy Carneiro, em requerer a perda do seu mandato.

“A minha posição tem, sim, amparo legal na Constituição Federal (CF), em seu artigo 17, parágrafo 5º, que trata da questão dos Partidos Políticos”, garante o parlamentar. De acordo com a Constituição Federal, “ao eleito por partidos, que não preencher os requisitos previstos no artigo 3º deste artigo, é assegurado o mandato e facultado a filiação, sem perda do mandato, a outros partidos que os tenha atingido”.

O artigo 3º específica “diz que os partidos precisam obter, nas eleições da Câmara dos Deputados, no mínimo 3% dos votos válidos distribuídos, em pelo menos, um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 2% votos válidos em cada uma delas, não sendo essa filiação considerada para fins de distribuição dos recursos do fundo partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e de televisão. (incluindo pela Emenda Constitucional nº 97, de 2017)”.

Felipe Leitão afirma que está tranquilo e respaldado no que prevê as leis do sistema eleitoral da Constituição. “Nós impetramos um procedimento jurídico correto. Eu tive o dobro da votação do suplente, Janduhy Carneiro, que eu considero um amigo. Mas eu entendo que isso que ele fez foi jus sperniandis”, comentou Leitão

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar