Feirão da Empregabilidade acontece nesta quinta-feira, em João Pessoa

No projeto, serão realizados cadastros e encaminhamentos para 215 vagas de emprego, além de capacitações profissionais e serviços de orientação

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promove, nesta quinta-feira (18), a primeira edição itinerante do Feirão da Empregabilidade. O projeto será realizado no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira. No bairro mais populoso da Capital, serão realizados cadastros e encaminhamentos para 215 vagas de emprego, além de capacitações profissionais e serviços de orientação para empreendedores. O atendimento será limitado a 500 pessoas. As fichas serão distribuídas por ordem de chegada, a partir das 8h.

O Feirão da Empregabilidade foi criado em maio passado, em um megaevento realizado no Espaço Cultural, que contou com a participação de mais de quatro mil pessoas. Agora, o projeto foi redesenhado e ganhou uma versão itinerante, que irá percorrer diversos bairros da cidade.

“Nosso objetivo é levar os serviços da Sedest para cada vez mais perto da população, alcançando não apenas quem busca oportunidades no mercado de trabalho, como também empreendedores que possuem negócios locais. Muito além de encaminhar para vagas de emprego, queremos capacitar mão de obra e estreitar os laços entre empregadores e candidatos”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital.

Emprego

A equipe do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) receberá as 500 pessoas que garantirem as fichas de atendimento, para fazer cadastro e atualização de dados no sistema. Quem estiver dentro dos perfis das vagas disponíveis no momento já poderá receber encaminhamento para processos seletivos.

O Sine-JP prospectou 215 vagas de emprego para serem disponibilizadas no evento, em Mangabeira. Entre as funções ofertadas, estão: auxiliar mecânico, operador de caixa, promotor de vendas, serralheiro, vendedor interno, vendedor pracista, impressor de rotogravura e impressor flexográfico.

“A maior oferta de vagas é para operador de telemarketing ativo, que não exige experiência profissional, apenas Ensino Médio completo. Inclusive, para esta função, temos dez vagas destinadas a pessoas com deficiência auditiva”, acrescentou Vaulene. O Sine-JP também estará no evento recebendo empresas para prospecção de mais vagas.

Capacitações

A programação do evento contará também com seis cursos de capacitações gratuitos, que já estão com inscrições abertas. Serão dez turmas realizadas ao longo do dia: Informática Básica, às 9h30 e às 13h30; Promotor e Vendedor de Farmácia, às 9h30 e às 15h30; Operador de Caixa, às 11h e às 15h30; Cuidador de Idosos, às 13h30; Futuro da Moda, às 13h30; Assistente Administrativo, às 15h30; e Empregabilidade (orientações sobre produção de currículo e comportamento em entrevistas de emprego), às 15h30.

As vagas para cada turma são limitadas. Os interessados devem garantir inscrição pela internet, neste link.

Empreendedorismo

Quem possui o próprio negócio ou almeja empreender também contará com serviços especiais no Feirão. Os consultores da Sala do Empreendedor da Sedest estarão no local para tirar dúvidas referentes à formalização de empresas, inclusive, realizando a abertura de registro de Microempreendedor Individual (MEI).

Já a equipe do ‘Eu Posso’ estará presente para apresentar o programa de microcrédito social, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, e também fazer análise de viabilidade financeira.

Documentação

Para ter acesso a qualquer atividade oferecida no evento, os interessados precisam portar cópias do RG, do CPF e do comprovante de residência, e apresentar a carteira de trabalho. Também é recomendado que levem currículo. O Centro Cultural fica na Avenida Josefa Taveira, em Mangabeira, próximo à Caixa Econômica Federal.