Feirantes e clientes reclamam da situação de abandono dos mercados públicos de JP

A situação de abandono em que se encontra a grande maioria dos mercados públicos de João Pessoa é o retrato da atual gestão municipal. A falta de higiene e de infraestrutura desses locais acabam oferecendo riscos de acidentes e doenças à população, causados pela sujeira encontrada nas feiras livres.

A falta de investimento e de manutenção podem ser encontrados no mercados públicos do Bairro dos Estados, Oitizeiro e Cruz das Armas, onde os feirantes têm registrado uma queda no movimento por conta do abandono.

No Bairro dos Estados, a vendedora de queijos, Maria do Rosário da Silva, lamentou a situação e confirmou que apenas os clientes fiéis permanecem comprando os seus produtos, já que os consumidores não suportam a falta de higiene e de estrutura do local.

“Não temos condições nenhuma de trabalhar. Toda vez que o prefeito vem aqui, promete essa reforma e não faz nada. Estamos abandonados e apenas nossos clientes fiéis vêm para comprar, porque ninguém aguenta está aqui dentro não”, afirmou.

Em Oitizeiro, o retrato é o mesmo. Dona Irene Santos, que vende comida no mercado, revelou o esforço que tem que fazer para manter o local um pouco limpo. “Tenho que está limpando aqui perto do meu box direto, porque a administração não faz nada, nem tem como fazer e a situação é essa que vocês estão vendo”, disse ela apontando para o lixo espalhado.

Nos dois mercados, muitos animais dividem espaço com os feirantes, os clientes e as mercadorias. “É impressionante a falta de zelo da prefeitura com esse mercado. Pra onde a gente olha encontra animais dividindo o mesmo espaço com clientes. Isso é um absurdo”, desabafou o bancário Ednaldo Freitas, morador do Bairro dos Ipês e frequentador há oito anos do mercado do Bairro dos Estados.

Bairro dos Estados