Feira Paraibana da Beleza tem com oportunidades para quem quer abrir o próprio negócio

Donos de pequenos negócios com apenas dois meses, 5 anos ou 20 anos de experiência no ramo da beleza reunidos em um mesmo lugar. Esses variados perfis de empreendedores podem ser encontrados na Feira Paraibana da Beleza, uma realização do Sebrae Paraíba que traz, em sua 13ª edição, exposição dos mais inovadores produtos e técnicas em uso atualmente no mercado da beleza nacional e internacional, além de capacitações com foco em gestão de negócios, palestras gratuitas sobre empreendedorismo, seminários e congressos científicos.

A Feira começou nesse domingo, no Centro de Convenções de João Pessoa, com uma aula show de maquiagem com o profissional Lucas Vieira. O evento também teve, como parte de sua programação técnica deste primeiro dia de atividades, o I Seminário Científico de Estética, Seminário Excelência em Gestão e Inovação no Mundo da Beleza, Workshop “Técnicas de Tesoura”, orientações técnicas em inovação, II Seminário de Inovação Científica em Micropigmentação e palestras gratuitas proferidas pelo Sebrae Paraíba.

“A Feira já é sucesso pelo número de visitantes. Ela está muito movimentada e o público está com um ótimo feedback. Só temos a agradecer ao esforço da equipe, que deixa a Feira melhor a cada ano”, destacou a organizadora e analista técnica do Sebrae, Raquel Santos. A expectativa de público para esta edição é de 12 mil pessoas. Para mais informações sobre a programação desta segunda e terça-feira, basta acessar a página do evento na internet, pelo link: beleza.sebraepb.com.br/.

Pontapé para quem está começando – Buscar a capacitação é uma forma de fazer com que o negócio tenha maior probabilidade de dar certo. Foi pensando nisso que a farmacêutica e empreendedora Taysa Amanda, que abriu o Manucure, seu salão de unhas, há apenas dois meses, decidiu assistir à palestra sobre Fluxo de Caixa, que foi realizada na tarde deste domingo. “É importante termos esse entendimento de como se deve direcionar o caixa da empresa e como funciona todo esse processo. Além das novidades que posso encontrar aqui, em termos de produtos, posso aprender mais sobre gestão de negócios”, destacou.

Por outro lado, o empresário Izac Ferreira da Costa, dono da Paraibela Cosméticos, já possui o próprio negócio há 20 anos e relatou que foi durante a crise que conseguiu se fortalecer ainda mais. “A cada ano procuro mais e mais novidades para atrair o público. Me considero um empreendedor nato, mas com a ajuda do Empretec visualizei outras coisas do mercado e só melhorei. Consegui crescer durante a crise porque acreditei e investi quando todos estavam com receio de apostar. De apenas uma funcionária, agora tenho 7 na equipe. Meu conselho para quem está começando agora é que não tenha medo, acredite em si mesmo e tenha garra e disposição”, frisou.

Espaço para barbearia – Nesta edição, a feira conta com um espaço específico para o segmento da barbearia. Um dos expositores é o barbeiro Daniel Guedes, que já atua no mercado há 14 anos, mas abriu a própria barbearia há apenas 5. Dono da Barbearia Guedes, ele contou que está com ótimas expectativas em relação à feira. “Tenho uma equipe com 16 pessoas, entre barbeiros e o setor administrativo. Sou da roça e batalhei muito para estar aqui hoje. Aprendi a cortar cabelos com meus irmãos e sei que desculpas sempre vão existir, mas é importante ser mais forte e lutar pelo que deseja. Este é o meu primeiro ano na feira e espero que ela seja ótima”, afirmou.

O distribuidor Diego Marinho, do Lojão do Barbeiro, afirmou que, embora atue no mercado há dois anos, a percepção é de que ele vem crescendo cada vez mais. “Sou um dos primeiros distribuidores do ramo e percebo que é um mercado rentável e que as barbearias estão se fortalecendo a cada dia. Muitos profissionais estão buscando inovação e essa feira é importante para isso”, destacou.

A analista técnica do Sebrae, Raquel Santos, comentou que a feira “é importante porque mostra que o Sebrae está sempre disponível para dar orientação para quem quer ser empresário”.