Federation for Choral Music vai participar do Festival Paraibano de Coros

O vice-presidente para a América Latina e Caribe da International Federation for Choral Music (IFCM), Cristian Grases, confirmou participação no XVII Festival Paraibano de Coros – evento de caráter internacional que ocorre no período de 25 a 30 de novembro deste ano, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira da Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa.

O Fepac é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e a Empresa Coteminas. As inscrições para corais de todo Brasil e exterior vão até 16 de agosto, por meio do site do evento.

De acordo com o coordenador do XVII Fepac, o maestro Eduardo Nóbrega, Grases realizará um workshop para regentes dos corais brasileiros, quando comentará o desenvolvimento da música coral no mundo atual, apresentando tendências de performance e repertório, dificuldades encontradas e soluções sendo propostas.

“Esse encontro tem a finalidade de traçar diretrizes para uma aproximação maior entre a IFCM e a atividade coral em nossa região, abrindo um diálogo produtivo entre a nossa realidade e a realidade do canto coral no mundo”, disse Eduardo, acrescentando que o convidado tem demonstrado grande interesse em conhecer os coros brasileiros e seus regentes. O coordenador disse ainda que o festival também vai trazer para este debate o maestro e professor da Unirio, Eduardo Lakschevitz (RJ).

Quem é Cristian Grases? – Nascido na Venezuela, Cristian Grases obteve seu mestrado na Universidad Simón Bolívar (Caracas) e doutorado na Universidade de Miami (EUA). Anteriormente foi coordenador de Coros do El Sistema, na Venezuela, onde trabalhou com o maestro José António Abreu. Foi também professor na California State University e na Central Washington University – Los Angeles, nos EUA. Ativo como regente e compositor, Grases tem colaborado com diversos coros em vários continentes, entre eles o prestigioso Los Angeles Master Chorale e o Santa Fe Desert Chorale.
Desde 2008 é membro do Conselho Executivo e Vice-Presidente para a América Latina e Caribe da International Federartion for Choral Music – IFCM. Atualmente é professor de música coral na University of Southern Califórnia (USC).

Comente