Famosos que nasceram com fissura labiopalatina e você não sabia

Pense na formação do lábio e do palato como um quebra-cabeça que está sendo montado durante a gravidez. Às vezes, algumas peças não se encaixam perfeitamente, resultando em uma fissura labiopalatina. Essa condição pode variar em tamanho e extensão, desde uma pequena abertura até uma fenda mais extensa.

Alguns famosos nasceram com a condição, confira!

Toquinho

Toquinho, conhecido por suas famosas músicas brasileiras como “Aquarela” e “Tarde em Itapoã”, nasceu com lábio leporino (outra denominação), uma condição que afeta o lábio e, às vezes, o palato. O que muitos não sabem é que o característico bigode de Toquinho foi cultivado para esconder a cicatriz resultante da cirurgia corretiva que ele realizou durante a infância.

Carmit Bachar

Carmit Bachar, uma artista versátil que atua como produtora, compositora, atriz, dançarina, coreógrafa e cantora, ganhou fama mundial ao integrar o grupo de música pop Pussycat Dolls, juntamente com a cantora Nicole Scherzinger. Embora o grupo tenha celebrado a beleza e a sensualidade, poucos sabem que Carmit passou por uma série de cirurgias ao longo de quase 16 anos para corrigir uma fissura labial.

Em uma entrevista, a cantora revelou que começou a fazer operações para corrigir fissuras de lábio e palato aos seis meses de idade, passando por uma a cada ano. Para disfarçar as marcas deixadas, Carmit optou por fazer uma tatuagem permanente em seus lábios.

Após deixar o grupo Pussycat Dolls, ela se tornou embaixadora de instituições de caridade que apoiam crianças com fenda labiopalatina, buscando aumentar a conscientização sobre essa condição.

Joaquin Phoenix

O ator norte-americano Joaquin Phoenix, conhecido por seus papéis em filmes populares como “Ela” (indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2014) e “Gladiador” (vencedor do Oscar de 2001 na categoria de Melhor Filme), possui uma marca de fissura na boca desde o nascimento.

Stacy Keach

Stacy Keach, um ator norte-americano, também enfrentou desafios devido a anomalia craniofacial. Em uma entrevista, ele compartilhou que no início de sua carreira um agente tentou convencê-lo de que seria impossível alcançar a fama na indústria artística, alegando que ele nunca conseguiria papéis principais devido ao lábio leporino. Felizmente, o agente estava equivocado, pois a condição não era nenhum obstáculo para o seu talento!

Tutancâmon

Olha só! Tutancâmon, um dos faraós amais famosos do Egito, é amplamente reconhecido na história. Quando seus restos mortais foram descobertos, cientistas observaram que o faraó apresentava parcialmente a condição de fissura labiopalatina. Essa descoberta confirma que esse problema já existia há milênios.

A boa notícia é que, com os avanços da medicina e da tecnologia, os procedimentos cirúrgicos para fenda lábio palatina têm se mostrado cada vez mais eficazes!