
A família da cantora Preta Gil entrou com uma ação por danos morais na Justiça do Rio de Janeiro contra o padre Danilo César, da Paróquia São José, em Campina Grande. O motivo da ação são comentários feitos pelo sacerdote após o falecimento da artista, que a família acusa de intolerância religiosa e racismo religioso.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o valor total da indenização é de R$ 370 mil. Entre os requerentes estão o pai de Preta, o cantor Gilberto Gil, sua esposa Flora Gil, os irmãos da cantora (Nara, Marília, Bela, Maria, Bem e José) e o filho, Francisco Gil.
Após a morte da cantora, o padre Danilo César questionou a fé e as práticas religiosas do pai de Preta Gil. Na ocasião, o sacerdote teria dito:
“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás. Cadê o poder desses orixás, que não ressuscitou Preta Gil? Tá lá, eles já enterraram. Pois é. E tem gente católica que pede a essas forças ocultas… Eu só queria que o diabo viesse e levasse.”
De acordo com a família, uma retratação pública e punição do padre Danilo César foi solicitada em uma notificação extrajudicial, mas foi ignorada.