Fake news: Campina Grande não curou 100 pacientes com Covid-19 usando cloroquina

Secretaria de Saúde afirma que cura se deu através de estratégias de monitoramento e não pelo uso de hidroxicloroquina

A Secretaria de Saúde de Campina Grande divulgou nota, nesta quarta-feira (20), explicando que a melhora em 100 pacientes infectados pela Covid-19 no município não tem relação com o protocolo adotado para o uso da hidroxicloroquina.

Após divulgadas informações que o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, teria se reunido com especialistas e concluído que o medicamento traria possíveis vantagens para pacientes, o gestor solicitou a Secretaria de Saúde a implementação de um protocolo que permitisse o uso hidroxicloroquina no estágio inicial da Covid-19.

A Secretaria de Saúde ainda reforça que não foi o uso do medicamento que fez os pacientes melhorarem o quadro clínico, mas sim as estratégias de monitoramento.

“A recuperação de pessoas com a Covid-19 é resultado de estratégias de monitoramento de casos confirmados e consequentes altas de seus quadros infecciosos, sejam por testes laboratoriais ou por clínica epidemiológica após o período de tempo em que o vírus é transmitido”, explica a Secretaria na nota.

O mundo acompanha uma maratona de centenas de laboratórios que buscam produzir uma vacina contra o novo coronavírus, até o momento não foi encontrada a cura para à Pandemia. Pesquisadores da Universidade de Pequim (Beida) estudam no momento, um tratamento que pode acelerar a cura da Covid-19 e promover imunização momentânea.

Para o diretor do Centro de Inovação Avançada em Genômica de Beida, Sunney Xie, o tratamento funciona em camundongos. O seu laboratório extraiu anticorpos de 60 pacientes curados da doença e os injetou em roedores. Um estudo sobre esta pesquisa publicado na revista especializada “Cell”, considerou que é um remédio potencial na luta contra o novo Coronavírus.

De acordo com último boletim, divulgado ontem, 18 de maio, Campina Grande já registrou 299 casos confirmados de Covid-19, sendo 74 pessoas recuperadas e onze óbitos. Outros 328 casos seguem em investigação.

NOTA

A Secretaria de Saúde de Campina Grande esclarece que os casos de pacientes recuperados para Covid-19, divulgados nesta segunda-feira, 18, não têm relação com o protocolo adotado recentemente para o tratamento da doença. A recuperação de pessoas com a Covid-19 é resultado de estratégias de monitoramento de casos confirmados e consequentes altas de seus quadros infecciosos, sejam por testes laboratoriais ou por clínica epidemiológica após o período de tempo em que o vírus é transmitido.

De acordo com último boletim, divulgado ontem, 18 de maio, Campina Grande já registrou 299 casos confirmados de Covid-19, sendo 74 pessoas recuperadas e onze óbitos. Outros 328 casos seguem em investigação.