“Faço política criando caminhos”, diz João sobre participação nas eleições na PB

Em entrevista ao programa F5, da Rádio Pop, o governador avaliou a participação do Cidadania no pleito e explicou como foi traçada as estratégias para os apoios políticos

Em entrevista ao programa F5, da 89 Rádio Pop, nesta terça-feira (1), o governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), avaliou a sua participação representado o Cidadania nas eleições municipais este ano no estado e explicou como foi traçada as estratégias para os apoios políticos e candidaturas da legenda.

João explicou que a sua forma de fazer política é estabelecendo relações que criem caminhos. De acordo com o governador, as estratégias políticas para as alianças no pleito foram traçadas dentro desse contexto de união e possibilidades de vitória.

“Em 2020, quando iniciou o ano político, tivemos a plena convicção que poderíamos aplicar cada vez mais essa forma de ter essas relações institucionais com os poderes, e também desenvolver um projeto político que fosse ao encontro daquilo que eu assumi enquanto novo filiado do partido Cidadania, junto com o presidente Roberto Freire. Então, naquele momento, após nos filiamos ao partido, começamos a fazer um trabalho político nessas direção, fazer a leitura do estado. Então, dentro desse panorama é que nós montamos a estratégia de como iríamos atuar nas eleições de 2020”, explicou João.

O foco na política precisou ser mudado devido ao início da pandemia da Covid-19 no estado e, de acordo com João, o direcionamento das estratégias do governo passou a ser o cuidado com as pessoa. Porém, a partir de julho a pauta política também foi introduzida novamente em sua agenda.

“Nós reintroduzidos em nossa pauta o fazer política e se faz política com bom senso. Eu acho que você tem que entender ainda tem os maiores e menores espaços, e aonde você não tem espaço algum. Seria uma irresponsabilidade de qualquer militante político que achar que tem que estar em todos os lugares, definindo uma posição de cabeça de chapa, pelo simples fato de estar no Governo do Estado. Não é assim que funciona. Esse trabalho foi o que nós fizemos, Município a Município, estabelecendo aonde seria possível uma disputa real com um candidato do cidadania e outros municípios”, declarou.

Esses estudos realizados pelo Cidadania, levaram a legenda a apoiar o prefeito eleito, Cícero Lucena (PP), em João Pessoa. De acordo com João, o Cidadania viu o potencial de Cícero, mesmo quando ele aparecia em quarto lugar nas pesquisas de intenções de voto.

“Em João Pessoa fizemos a opção de apoiar o candidato Cícero Lucena. Entendíamos, lá atrás quando Cícero aparecia em quarto, porque é muito bom fazer adesão com quem está em primeiro lugar, que primeiro ele tem potencial, segundo que ele é o candidato que mais agregava, na nossa compreensão, a nossa forma de fazer política e essa forma agora é fácil avaliar que deu certo”, salientou.

O governador fez um balanço sobre o quadro de eleitos do Cidadania e concluiu que a estratégia traçada para as eleições trouxeram um saldo positivo para a legenda.

“O Cidadania fez 42 prefeitos no estado. Compusemos chapas onde elegemos mais 40 vice- prefeitos, fizemos o maior número de vereadores no estado, 322 vereadores, tivemos a maior votação enquanto partido no estado”, finalizou.

Assista abaixo a entrevista completa do governador a partir do minuto 1:09:00: