Extensão do Google Chrome mostra quem patrocinou campanhas de políticos

Para ficar por dentro do cenário político brasileiro, cada vez mais complexo, a extensão “Chapéu Eleitoral”, para Google Chrome, mostra quem patrocinou os políticos candidatos a cargos públicos em campanhas. Com um ícone discreto no topo do navegador, o plugin usa como base as informações disponíveis no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as campanhas para as Eleições de 2014.

O nome da aplicação tem como referência a expressão popular de “passar o chapéu”. Ou seja, arrecadar dinheiro. Para começar, o funcionamento da extensão é simples: depois que instalar, os nomes de políticos identificados pelo recurso em páginas na Internet aparecem sublinhados em verde.

Para acessar os dados, basta posicionar o cursor sobre o nome que desejar. Pode ser usado em páginas de busca, como o Google, ou no texto de reportagens, como por exemplo, do G1. Assim, o usuário conhece mais detalhes da origem do dinheiro que financiou a campanha de determinado político. No topo, está uma foto com o total arrecadado, acompanhado do cargo, partido e estado.

Na descrição do texto, que surge como um card na tela, estão incluídas informações como “Empresas que doaram para sua campanha” com o título de cada uma e total do dinheiro aplicado. Ao final há um comparativo de políticos com padrões similares de doações empresariais, que pode ser consultado. O sistema ainda aponta a qual “bancada” (empresarial, evangélica …) o parlamentar faz parte.

Caso prefira desativar a extensão, o usuário precisa clicar em “off”, no ícone do topo direito do Google Chrome. Dessa forma, a navegação não fica com os sublinhados, sendo possível ativar quando preferir para conferir os dados financeiros. Leve para baixar e instalar, o plugin tem apenas 986 KB de tamanho.

As informações são do TechTudo.