Publicidade
Cultura

Exposição ‘Contos de curiosidades naturais e artificiais’ é aberta nesta sexta

Exposição é para todos os públicos e pode ser visitada de segunda a sexta-feira

‘Contos de Curiosidades Naturais e Artificiais’ é o nome da exposição da curadora e artista plástica Rita do Monte, que será aberta nesta sexta-feira (23), 17h30, no Casarão 34, localizado na Praça Dom Adauto, 34, no Centro Histórico. A exposição é para todos os públicos e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h e 13h às 17h até o dia 23 de setembro.

- Continua depois da publicidade -

A exposição coletiva é fruto do Laboratório de Curadoria coordenado por Rita do Monte e Valquiria Farias. Ela consiste em um conjunto de obras produzidas por cinco artistas, em início de carreira, que moram em João Pessoa. Nesta coletiva expõe: Caballero, Madalena, Manuela Arruda, Rodrigo Lacet, Stephanie Soares e Tiffanie Podeur.

“As obras foram divididas em 160 objetos curatoriais, com diferentes linguagens que vai de fotografia, pintura, gravura até escultura”, explicou Rita do Monte, que realiza sua primeira experiência de participar da exposição desde a concepção até a montagem coletiva.

A exposição conta ainda com a participação especial de dois grandes artistas plásticos: Marlene Almeida (PB) e Marcelo Moscheta (SP), que foram convidados pela coordenadora do Casarão 34, Valquiria Farias. A exposição Contos de Curiosidades Naturais e Artificiais foi concebida por meio de subesquemas e entre plantas, animais minerais, microbiologia, anatomia, ecologia e paisagem.

Laboratório de Curadoria

Consiste em uma proposta de formação prática em elemento crítico, baseado na ideia colaborativa da arte. Foi inspirado na formação de curadora da artista plástica Valquíria Farias. O laboratório, ao mesmo em que estimula a vivência e a pesquisa independente, busca também caminhos de trocas com os artistas, curadores e agentes de diversas áreas de conhecimento, dentro de uma plataforma de ética e política. “Considero o laboratório essencial ao trabalho de curadoria. Especificamente, objetiva a construção de um projeto de exposição coletiva envolvendo artistas em início de carreira, atuantes no Estado, artistas brasileiros referenciais e curadores experientes”, comentou Valquíria Farias, idealizadora do laboratório.

Edital de Ocupação

1º Edital de Ocupação da Galeria Casarão 34 surgiu como um instrumento concebido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a difusão da arte contemporânea brasileira. Também houve a concepção de cursos, oficinas e palestras, cuja maior finalidade é a formação do público e o estímulo às reflexões culturais múltiplas.

Nesta primeira edição, a Comissão de Seleção e Premiação foi constituída pelas curadoras Ana Monique Moura, Olívia Mindêlo e Valquíria Farias, que selecionou quatro propostas expositivas: duas individuais e duas coletivas, de jovens proponentes atuantes na Paraíba, no Ceará e em São Paulo.

A Curadora

Rita do Monte é natural de João Pessoa (PB) é bacharela em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisa interações entre arte, filosofia, ciências naturais, linguagem, psicologia e história. Desde outubro de 2018 participa do Laboratório de Curadoria com Valquíria Farias. Participou do Sesc Confluências em 2017/2018. Teve o artigo “O efêmero e o perpétuo” apresentado e publicado no Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura de Museus (2016). Participou do Salão de Arte do Sesc Paraíba (2016).

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar