Exposição ‘Claustrum’ pode ser visitada até segunda-feira no Espaço Cultural

A exposição ‘Claustrum’, do artista plástico Flávio Tavares, está chegando à reta final. A mostra, que teve início em novembro de 2021, pode ser visitada até a próxima segunda-feira (17), na Galeria Archidy Picado, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O horário de visitação é das 8h às 12h e das 13h às 21h.

Para ter acesso à galeria, é necessário apresentar o cartão de vacinação contra a Covid-19, com pelo menos 14 dias após a primeira dose e uso de máscara.

‘Claustrum’, palavra em latim que significa ‘clausura’, surge como inspiração do artista em meio à pandemia da Covid-19. Em seu processo criativo, Flávio Tavares se aproveitou do isolamento, o que o levou a refletir sobre a própria história. “Por isso, os quadros dessa exposição são reflexões pessoais sobre vida, relações humanas e também política”, explica Flávio Tavares.

A obra principal da exposição é composta por cinco telas que trazem como tema ‘família’, ‘infância’, ‘juventude’ e ‘inferno’ e juntas formam um quadrilátero, que simulam um ambiente de enclausuramento. Em ‘Claustrum’, os visitantes poderão apreciar dezenas de ilustrações e outras pinturas que representam o percurso de criação do artista até chegar ao resultado final desta exposição.

A montagem da exposição buscou estabelecer um percurso que possibilita contemplar Claustrum como uma cronologia em sentido inverso, uma viagem no tempo revolvendo algumas passagens que sustentam a narrativa da obra de Flávio Tavares. “Neste retorno ao passado alguns trabalhos, de períodos distintos, vão sendo inseridos de modo a demonstrar que Claustrum é uma espécie de irromper das ideias. As cores, a gestualidade potente, a profusão de figuras e cenários demonstram a necessidade de se pensar esta mostra como um roteiro imprescindível diante da recorrente discussão sobre a arte frente as insanidades do mundo”, revela Edilson Parra, gerente de artes visuais da Funesc.