Expectativa da CDL é de apenas 2% de aumento nas vendas do comércio de JP

Em tempos de crise, um dos setores da economia que mais sofre é o comércio varejista. E o clima no mercado em João Pessoa para o período natalino, tempo em que o consumidor procura comprar presentes para amigos e familiares, não está muito animador. A expectativa de crescimento em vendas para este dezembro é de apenas 2% na Capital, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/JP).

O presidente da CDL/JP Eronaldo Maia, o comércio no ano de 2014 teve um crescimento entre 4% e 5%.”Esse ano vai cair um pouquinho referente ao crescimento do ano passado. Vamos ter uma queda em termos de crescimento. Vamos ter um 5% do ano passado e 2% este ano”, comparou.

Como de costume, durante novembro e dezembro sempre há um aumento de contratação de mão de obra temporária. Mas, este ano, as contratações também sofreram uma queda, mas, de acordo com Eronaldo, não comprometerá o atendimento no comércio.

“A contratação caiu, a insegurança e a incerteza gerou uma precaução maior. Mas isso não vai afetar o atendimento. Teremos um baixo crescimento de contratação, mas teremos um atendimento muito bom também”, afirmou.

13º salário é salvação

Eronaldo Maia afirmou que os pagamentos em dia dos salários de novembro e dezembro e 13º dos servidores públicos estaduais e municipais, colabora para a injeção de capital no comércio varejista.

“Comparando com a situação do país, eu acho que a Paraíba está sendo privilegiada. O governo e a prefeitura pagando seus funcionários em dia, o pagamento do 13º já sendo feito, tudo isto vai dando uma injeção no capital que vai cair no comércio. É uma injeção muito boa de crescimento, e tudo isso tudo é dinheiro que vai para o comércio. Têm Estados que o 13º e os salários foram parcelados. Para a gente ainda está bom comparado a outros Estados. Esse dezembro nem vai ser melhor nem pior, vai ser bom”, comentou.

Quanto aos preços dos produtos, ele afirmou que existiu uma alta, porém justificada pela inflação.
“O preço este ano vem subindo, a inflação está aí. Mas mesmo assim o aumento não é tão grande. Por conta da recessão os comerciantes tiveram mais atenção. Eles procuraram comprar melhor, com um preço melhor para o comércio”, explicou.

Black Friday

O presidente do CDL/JP enxerga de maneira positiva para o comércio em relação as vendas.
“Vejo a movimentação do Black Friday de maneira positiva. Está sendo superior ao que estávamos esperando” afirmou.

Mas, todos os anos, grande parte dos consumidores reclamam que os preços dos produtos do tão esperado e divulgado Black Friday, acabam desacreditando a promoção, pois muitos dos preços continuam iguais a períodos passados. Eronaldo lamentou a descrença do consumidor, e acredita que a falta de planejamento dos lojistas ocasionam a falta de promoções reais nos preços dos produtos.

“Para uma campanha como esta, essa descrença não é legal. Está sendo construindo negativamente a data, por casos isolados. Precisa existir um planejamento antes na compra dos produtos para poder ter uma credibilidade maior ao evento”, lamentou.