Concurso da Sedurb de JP tem resultado suspenso por teste irregular; veja decisão

A divulgação final do concurso da Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) de João Pessoa está suspensa pelo Ministério Público da Paraíba. A suspensão da divulgação do resultado da etapa se deu em razão da tramitação de procedimento investigativo na 3ª Promotoria do Patrimônio Público, que apura suposta irregularidade no exame psicotécnico do concurso.

A decisão de suspensão foi confirmada após um acordo após reunião no Ministério Público, com as presenças da banca organizadora do concurso, o Ibade, e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que foi representada pelo procurador-geral do município, Adelmar Régis – além de representantes do Conselho Regional de Psicologia da Paraíba (CRP-PB).

Uma reunião entre as partes será realizada na próxima semana, na qual a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização de uma nova prova. Se o TAC não prosperar, a ação poderá ser judicializada.

Entenda

O concurso da Sedurb usou, em seu exame psicotécnico, o teste da Escala Fatorial de Ajustamento Emocional ou Neuroticismo. Entretanto, tal avaliação foi considerada desfavorável pelo Conselho Federal de Psicologia, ou seja, perdeu a validade.

Em nota, o Ibade afirmou que desconsiderou a avaliação e que o resultado final não seria prejudicado pela aplicação do exame. Porém, candidatos que se sentiram prejudicados acionaram o Ministério Público.

Confira a nota da PMJP sobre o assunto:

Nota

Em função de reunião realizada pelo Ministério Público da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e a empresa Ibade, cujo objeto é a realização de uma das etapas do concurso da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), informamos que a publicação do resultado do Teste de Aptidão Física (TAF) e demais resultados do certame fica postergada até decisão a ser tomada após audiência que será realizada na próxima terça-feira (03), às 14:30. Participam da audiência a PMJP, o Ibade, que é a empresa organizadora do concurso, e o Ministério Público Estadual.

Veja a ata da reunião: