Excelência na educação: escolas municipais de Conde ficam acima da meta do Ideb

Foi conquistada a meta de 5,7 no ensino fundamental e 4,7 nos anos finais. O objetivo da avaliação é diagnosticar a educação básica do país

As escolas da rede municipal de Conde apresentam altos índices de proficiência nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a projeção dos dados preliminares do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizada pela Secretaria de Educação do município.

A Educação de Conde conquistou a meta de 5,7 nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,7 nos anos finais, superando a Rede Estadual de Ensino, que atinge 4,7 e 4,3, respectivamente.

O objetivo da avaliação é diagnosticar a educação básica do país e contribuir para a melhoria da qualidade, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica.

De acordo com os dados, desde 2017 os anos iniciais em Conde não atingem a meta do Ideb, que é de 5,8. Já os anos finais, não alcançam a meta de 3,8 desde 2013. A mudança nos números mostra os resultados dos investimentos realizados pela gestão da prefeita Márcia Lucena na educação.

“Diante de toda esta situação em que estamos vivenciando, com a pandemia do Covid19, as recomendações para usar máscaras, ficar em casa, receber uma notícia dessa, nos fortalece ainda mais e nos mostra que estamos seguindo o caminho certo e transformando a educação de Conde. São dados preliminares, que mostram que nossa educação vive uma nova história. Parabéns aos profissionais da educação e aos nossos alunos e alunas”, disse a Prefeita Márcia Lucena.

A secretária de Educação de Conde Cida Uchôa destacou que gestão tem investido em projetos que auxiliam os professores e alunos no processo de aprendizagem, como a implantação do programa Raízes e Galhos pela Secretaria de Educação, em 2018, em parceria com a Fundação Lemann dentro do projeto Educar pra Valer, que tem como objetivo estimular a alfabetização de crianças dos 2º e 5º anos do ensino fundamental I.

“Antes as crianças faltavam muito. Tínhamos um índice baixíssimo de frequência escolar, com escolas apresentando mais de 30% de reprovação e esses números puxam o Ideb do município para baixo. Em 2018, implantamos o Raízes e Galhos e inserimos essa metodologia na Educação Infantil e EJA. Criamos também superintendências para acompanhar as escolas e auxiliar os professores, o que gerou esse resultado gratificante”, ressaltou a secretária.

Para a secretária, o reconhecimento é resultado de todo o esforço realizado pela prefeitura, superintendências, equipes e parcerias, que garantem o acompanhamento das metodologias aplicadas nas unidades de ensino.

“A maioria das escolas do 5º ano de Conde tiveram nota 5 na proficiência leitora e apresentam um crescimento máximo. As escolas do 6º e 9º ano já atingiram a meta de 2021. Isso é impressionante. Tudo isso é um conjunto de trabalho e de credibilidade, com o esforço da secretaria e da professora Márcia, além do apoio da Associação Bem Comum, da Fundação Lemann, que nos ajudou muito e no empenho de todos que fazem parte da educação de Conde”, destacou.

A previsão para divulgação oficial das metas do IDEB é final de julho.