- Publicidade -
Política

Evento em Gramado teria sido criado só para vereadores de Santa Rita e palestrante estava no Ceará

Caso foi denunciado com exclusividade durante quase seis meses pelo portal Paraíba Já, e reportagens surgiram após a série ‘Pra Onde Foi a Grana?'

O evento que os vereadores de Santa Rita alegam terem comparecido não aconteceu, ou – praticamente – só existiu para eles. De acordo com o delegado Allan Murilo Térruel, da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), o evento não constava na programação da organizadora nas redes sociais, não teve divulgação no site da empresa, e a palestrante que proferiria o curso em Gramado, no Rio Grande do Sul, publicou uma foto no Ceará enquanto deveria estar na cidade gaúcha em sala de aula com os parlamentares santarritenses. Caso foi denunciado com exclusividade durante quase seis meses pelo portal Paraíba Já, e reportagens surgiram após a série ‘Pra Onde Foi a Grana?‘, que analisou os gastos das 223 Câmara Municipais da Paraíba, e deu origem a série ‘Farra das Diárias‘.

- Continua depois da publicidade -

Foram presos: o presidente da Câmara, Anésio Miranda e os vereadores Brunno Filho de Cicinha, Cícero Medeiros, Sérgio Confecções, Francisco Queiroga, Rosa do Vaqueiro, João Grandão, Marcos Farias, Galego do Boa Vista, Diocélio de Várzea Nova e Ivonete, além do contador da Câmara, Fábio Cosme.

João Evangelista, Diocélio de Várzea Nova e Galego do Boa Vista tentaram fugir da interceptação

Um vereador da cidade de Lagarto, no Sergipe, também teria comparecido ao evento em Gramado.

Evento ‘exclusivo’

O evento foi organizado pelo Instituto de Capacitação de Agentes Públicos (Icap). A coach profissional Joeli Cruz, que é especialista em Direito Público, seria a palestrante do evento em Gramado, intitulado 5ª Seminário Regional de Agentes Públicos, que aconteceria de 31 de outubro a 4 de novembro.

Porém, a mesma Joeli Cruz também seria a docente do 4º Ciclo Setorial de Agentes Públicos, que aconteceu de 29 de outubro a 1º de novembro, em Juazeiro do Norte, no Ceará. Ou seja, as datas dos eventos coincidiam, dando choque para Joeli estar no Nordeste e Sul do país ao mesmo tempo.

De acordo com o delegado Allan Murilo Térruel, a palestrante que estaria proferindo palestra no evento em Gramado, para onde os vereadores viajaram, publicou uma foto em seu perfil no Instagram, no dia que deveria estar no evento, em um município do Ceará.

Farra das diárias: 11 vereadores e servidor de Santa Rita são presos em flagrante por suspeita de peculato

Onze vereadores de Santa Rita foram presos em flagrante na madrugada desta terça-feira (5), na BR-101, enquanto voltavam de uma viagem a Gramado, no Rio Grande do Sul. Eles seguiam de Recife, onde desceram em um voo, para o município da Grande João Pessoa. Os parlamentares são suspeitos do crime de peculato, e os crimes são cometidos através do uso de diárias pagas pela Câmara Municipal. O contador da Casa Legislativa também foi preso. Somente em 2019, a Câmara Municipal já desembolsou mais de R$ 507.723 mil em concessão de diárias. Caso foi denunciado com exclusividade durante quase seis meses pelo portal Paraíba Já, e reportagens surgiram após a série ‘Pra Onde Foi a Grana?‘, que analisou os gastos das 223 Câmara Municipais da Paraíba, e deu origem a série ‘Farra das Diárias‘.

As prisões começaram a acontecer por volta das 3h15, quando Ivonete e Rosa do Vaqueiro foram detidas. Cerca de 15 minutos depois, às 3h30, foi a vez de Cícero e Sérgio Confecções. Menos de 10 minutos depois, Marcos Farias, Brunno e Fábio Cosme foram presos. Somente por volta das 4h30, Diocélio, Galego do Boa Vista e João Grandão foram detidos – o trio tentou fugir.

+ LEIA NA ÍNTEGRA: Farra das diárias: 11 vereadores e servidor de Santa Rita são presos em flagrante por suspeita de peculato

ASSISTA: veja prisões em flagrante dos vereadores de Santa Rita na Operação Natal Luz

+ “Desvio de recursos públicos para fins pessoais”, diz Térruel sobre prisão de vereadores de Santa Rita

+ Três vereadores tentam fugir, vereador ‘forasteiro’ e palestrante no Ceará: os detalhes sobre a Operação Natal Luz

+ Presidente da Câmara de Santa Rita alega inocência de vereadores e aponta armação da oposição

+ Farra das Diárias: presos, vereadores de Santa Rita fazem fila para entrar em delegacia

Comente

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected] | WhatsApp: (83) 98176 - 1651

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar