Etanol x gasolina: por que cálculo dos 70% já não faz mais sentido

Novos testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia trazem novas informações sobre a velha questão

Novos testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia trazem novas informações sobre a velha questão: vale mais a pena usar gasolina ou etanol? Com o avanço da tecnologia dos motores flex, a conta que antes parecia simples – multiplicar o preço da gasolina por 0,7 – pode não ser mais tão precisa.

Os testes foram realizados com 20 veículos flex de fabricação recente, percorrendo trajetos de 27 km em cidades e 30 km em estradas. Os resultados mostraram que o desempenho médio do etanol em relação à gasolina comum variou de 70,7% a 75,4%, considerando o uso do etanol comum e a gasolina com 27% de etanol anidro.

Além disso, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) destaca que o etanol é um dos melhores tipos de antidetonante, além de ser um dos mais disponíveis e baratos da categoria, figurando entre os menos poluentes e menos prejudiciais para o motor. O etanol também faz a função de retardar a produção de carbonização dentro do motor a gasolina, promovendo maior qualidade de funcionamento, seja em motores modernos ou antigos.

Os testes reforçam a ideia de que o carro rende muito mais do que a teoria quando se utiliza o etanol, o que pode representar uma economia significativa no preço do combustível. Vale lembrar que, além do nível de tecnologia embarcado no veículo, o modo de condução do motorista também influencia no nível de eficiência por quilômetro rodado.

Com as constantes variações dos preços dos combustíveis, é importante avaliar sempre qual opção é mais vantajosa para cada situação, levando em consideração o desempenho do veículo e o preço dos combustíveis disponíveis no momento.