Estudantes de JP vão representar o Brasil no Mundial de Robótica, na França

Estudantes de João Pessoa vão representar o Brasil no Mundial de Robótica, na França

Alunos de uma escola da rede municipal de João Pessoa vão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Robótica (Robocup), em 2020, na França, após vencerem a Competição Latino Americana e Brasileira de Robótica (LARC/CBR), que aconteceu neste sábado (26), no Rio Grande Sul. Um total de 60 alunos, de 12 escolas da capital, participaram do evento.

A equipe vencedora é da escola Duque de Caxias, localizada no bairro Costa e Silva. Os estudantes Gustavo Ferreira da Silva, Eduardo Silva de Araújo e Victor Gabriel Coelho da Silva conquistaram a vitória na modalidade ‘On Stage’ (Dança com Robôs).

Os alunos da escola Antônio Santos Coelho Neto também conquistaram, pela segunda vez consecutiva, o vice-campeonato da mesma modalidade. Além disso, os alunos da escola Luís Vaz de Camões conquistaram o quinto lugar, os alunos da escola Frei Afonso ficaram em sétimo, e os da Afonso Pereira, em 8° lugar, na modalidade ‘On Stage’.

Além da categoria vencedora, João Pessoa também conquistou prêmios em outras modalidades, como ‘Rescue Maze’ e Mostra Nacional de Robótica (MNR).

A equipe ‘Tireless’, da escola Frei Afonso, também conquistou prêmios na competição brasileira de robótica. A escola se classificou entre as dez melhores do Brasil, garantindo a oitava colocação, tornando-se a melhor equipe da Paraíba. A mesma equipe também ganhou o prêmio de melhor programação da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Na modalidade ‘Rescue Maze’, conquistou o quinto lugar.

“Além de estarem participando de uma competição, as crianças vivem um importante momento de intercâmbio com alunos de diversas outras cidades e países, estimulando ainda mais o aprendizado”, afirmou a secretária de Educação, Edilma da Costa Freire.

Outras conquistas

Em 2013, os alunos da Escola Municipal Apolônio Sales ganharam o primeiro lugar na Competição Brasileira de Robótica, em Fortaleza, na categoria ‘Robocup Junior Dance Primary’. Em 2014, no Mundial de Robótica, ocorrido em João Pessoa, eles foram campeões da categoria ‘Super Team’.

Na RoboCup 2015, realizada na China, os alunos da mesma escola venceram a disputa no quesito ‘Interação Humana com Robô’. Em 2016, os alunos da Escola Municipal Moema Tinoco Cunha Lima conquistaram o terceiro lugar na XIV Competição Latino-americana de Robótica (Larc), em Recife.

Em 2017, no Campeonato Latino-americano de Robótica, na cidade de Curitiba, na categoria de Futebol, os alunos ficaram na terceira posição. Na categoria ‘Dança’ foram três premiações: segunda, terceira e quarta colocação.

Já em 2018, a equipe Fênix, da Escola Municipal Duque de Caxias, conquistou o ‘Campeonato Latino-americano de Robótica 2018’. Neste ano, a Escola Municipal Frei Afonso foi campeã da XIII Olimpíada Brasileira de Robótica, etapa regional/estadual. Informações são do G1/PB.

Comente