O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nessa terça-feira (8) que, excepcionalmente na edição de 2018, os concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino terão isenção de taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) independente de terem ou não solicitado. O objetivo é que os concluintes de 2018 não sofram prejuízo em decorrência de ser o primeiro ano em que a isenção teria que ser solicitada antes das inscrições.

As inscrições para o Enem foram abertas na segunda-feira (7) e seguem até dia 18. Todos devem se inscrever, mesmo os que conseguiram a isenção da taxa de R$ 82,00. A aprovação do pedido de isenção, que foi feito em um período anterior, não significa estar inscrito no exame. No caso dos estudantes que terão que pagar a inscrição, o prazo máximo para quitar o boleto bancário é o dia 23 de maio. Mesmo que por algum motivo os bancos não funcionem, segundo o Inep, o prazo não será alterado.

Como se inscrever – A inscrição é feita no endereço https://enem.inep.gov.br/#/crono?_k=ti1rlj.  Para fazer a inscrição é necessário informar o número do CPF e do RG para que seja criada uma senha, que futuramente dará acesso ao cartão de confirmação e aos resultados. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos, para que o Inep envie comunicados diretamente aos candidatos.

Os estudantes também precisam informar se necessitam de algum atendimento especializado no dia da prova, como no caso de pessoas com deficiência ou lactantes. Em outra etapa da inscrição, precisam marcar se a língua estrangeira cobrada na prova será o inglês ou o espanholO Enem acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro.

#SeLigaNoEnemPB – A preparação dos estudantes para o Exame está entre as prioridades da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e para tal o movimento #SeLigaNoEnemPB foi lançado em João Pessoa no último sábado (5), quando reuniu 600 estudantes de escolas estudais da Região Metropolitana de João Pessoa, e acontece em Campina Grande no próximo dia 19, na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, conhecida como Escola Estadual da Prata, localizada no bairro da Prata.

A programação conta com práticas laboratoriais, oficinas temáticas, palestras, aulões, apresentações culturais, orientações para o Enem, emissão de documentos, desafios com aplicativos pedagógicos, concurso de redação, orientação emocional.Mais que um dia diferenciado, o objetivo do projeto é, de acordo com o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, um movimento que atinja todos as escolas da Paraíba, uma mobilização para realização de sonhos.

As inscrições para o #SeLigaNoEnemPB de Campina Grande podem ser feitas até dia 18 no link  https://goo.gl/forms/ELEne0qTiFOtfNT03. De acordo com Robson Rubenilson, gerente executivo do Ensino Médio da SEE, “é necessário que os gestores escolares se envolvam no movimento #SeLigaNoEnemPB para mobilizar todos os estudantes da 3ª série do ensino médio e garantam a efetivação da inscrição dos estudantes no Enem 2018, conforme orientações da SEE/PB”.

Camara Municipal