Estudantes regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino que tenham menos de 25 anos de idade, em 31 de dezembro de 2018, podem se inscrever até 31 de julho, na XXIX Edição do Prêmio Jovem Cientista (PJC). Além dos alunos da Rede Estadual também podem participar estudantes de escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, Profissional e Tecnológico.

O PJC visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. Instituído em 1981, o PJC é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário e do Banco do Brasil.

O tema deste ano é “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”. O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Nesta edição, o CNPq, a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Grupo Boticário e o Banco do Brasil convidam os jovens cientistas e seus orientadores a compartilhar ideias e projetos na área de sustentabilidade ambiental, biodiversidade, empreendedorismo e educação.

Os vencedores receberão bolsas de estudo do CNPq, no valor total correspondente a R$ 775 mil. A divulgação dos resultados será feita em outubro de 2018, numa coletiva de imprensa na sede do CNPq, em Brasília. Os nomes dos vencedores serão anunciados pelo presidente do CNPq e publicados, em seguida, no website e nas redes sociais do Prêmio.

O Prêmio Jovem Cientista será entregue pelo Presidente da República, no mês de novembro de 2018, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores, seus orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.

Podem se inscrever Mestres e Doutores, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, que receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior ou uma bolsa de Iniciação Científica. A escolha dos premiados é realizada por duas comissões julgadoras.

Prêmio Jovem Cientista – A primeira edição do Prêmio Jovem Cientista, realizada em 1981, foi resultado de um contato da Marconi International Fellowship, administrada pelo Instituto de Estudos Humanísticos do Colorado, nos Estados Unidos, com o CNPq. O propósito era selecionar um candidato qualificado para concorrer ao Concurso Jovem Cientista Brasileiro – Prêmio Marconi. No ano seguinte, com o objetivo de despertar a vocação científica entre os jovens, o CNPq instituiu, definitivamente, o Prêmio Jovem Cientista, por meio da Resolução Executiva nº 109/1982.

O primeiro ganhador do Prêmio Jovem Cientista foi Henrique Sarmento Malvar, na época Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da Universidade de Brasília (UnB), que apresentou um trabalho sobre Telecomunicações. Atualmente, Henrique Sarmento Malvar é Cientista Chefe do Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial da Microsoft em Redmond, Washington (EUA).