Estudantes da rede estadual de ensino participam da 3ª Robotec Paraíba

Cerca de 130 estudantes de 22 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, participaram nesta terça-feira (7) do 3º Campeonato de Robótica Educacional (Robotec PB). O evento foi realizado no ginásio do Centro de Formação de Professores, em João Pessoa, e contou com a organização do cerimonial dos alunos do curso de Eventos da Escola Estadual João Goulart. Além da 1ª GRE, outras gerências em todo o Estado também estão realizando os eventos.

A competição foi elaborada em duas categorias: “Seguidor de Faixa voltado para Acessibilidade e Educação no Trânsito” e “Corrida Sustentável”. Na categoria “Seguidor de Faixa”, os três primeiros lugares do Ensino Médio foram as equipes “The Bits” (E. E. Padre Hildon Bandeira – João Pessoa); “Expreme Danger” (E. E. José Guedes Cavalcante – Cabedelo) e “Syber” (E.E. Irineu Pinto – Bayeux). Os vencedores do Ensino Fundamental foram as equipes “Dragon Bolt”, “Wall – E” e “CPDAC TX”, todas do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC), de João Pessoa.

Na categoria “Corrida Sustentável”, os vencedores foram “Os Betas”, “RioRobot” e “Falcões” no Ensino Médio e “JRoBos”, “Mark 18” e “IFC Robótica”, no Ensino Fundamental.

A estudante Ana Letícia de Almeida Leite, de 15 anos, aluna da 2ª série do Colégio da Polícia Militar, contou como foi participar pela primeira vez do evento. “Esta é a primeira vez que competimos, pois iniciamos a robótica na nossa escola há apenas 2 meses. Estamos adorando, nos divertimos muito! O aprendizado capacita os alunos e abre a nossa mente sobre outras possibilidades para o futuro”, disse a aluna, que desenvolveu, junto com sua equipe, um robô especial. “Nosso robô reciclável foi feito com uma caixa de leite e decorado com adereços femininos, como laço de fita, para mostrar que robótica também é coisa de menina”, finalizou Ana Letícia.

Já o estudante Vinícius Silva Sousa, de 16 anos, que cursa a 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Padre Hildon Bandeira e participa pela segunda vez do evento, conta que constatou a evolução dos participantes nesta edição. “Este é o nosso segundo ano de competição e observamos um avanço positivo tanto no número de equipes que aumentou quanto na qualidade da forma dos robôs. Isso deixa a competição ainda mais legal”, explicou o aluno.

Wleika Quirino, gerente da 1ª GRE, destacou a importância do evento. “Vemos a diferença a cada ano. Percebemos, dentro das nossas escolas, que os alunos que antes eram tímidos e quase não queriam participar de nenhuma atividade na escola e se interessaram pela robótica hoje estão aqui curtindo participar da competição, com segurança do que estão fazendo. Fora o trabalho interdisciplinar da robótica, que inclui conhecimentos de matemática, física, além do trabalho em equipe”, completou a gerente.

A RoboTecPB tem como objetivo desenvolver nos estudantes o raciocínio lógico e as habilidades aplicadas à Matemática; ampliar o conhecimento em leitura e escrita incentivado pela compreensão da programação dos robôs; estimular nos professores e estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio das escolas da Rede Estadual de Ensino o interesse pelo desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da utilização dos kits de robótica educacional adquiridos pelo Governo do Estado da Paraíba.

A competição também pretende estimular o espírito de equipe e a capacidade criativa dos estudantes e professores, além de expor os conceitos tecnológicos inerentes à robótica à comunidade, fomentando seu crescimento dentro das instituições de ensino, incentivando o desenvolvimento de tecnologias robóticas aplicáveis ao cotidiano da escola e do entorno escolar.

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]