Estudante que perdeu vaga para reitor da UFPB sentiu ‘lugar roubado’

O estudante de escola pública, Erick Rangel, de 17 anos, se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de engenharia de produção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), porém ficou na lista de espera por uma vaga. O curso escolhido pelo estudante, é o mesmo que o do reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) , Valdiney Gouveia que, assim como Erick, se inscreveu no sistema de cotas.

A primeira chamada da lista foi divulgada na última sexta-feira (11), mas não há mais vagas para os inscritos através das cotas para estudantes de escola pública, caso o reitor não tivesse se inscrito no sistema de cotas, a vaga poderia ser do Erick.

O estudante confessou que estava esperançoso com a possibilidade de ser aprovado através da chamada de espera: “Eu fiquei em 5º de quatro vagas, achei que se abrisse qualquer vaga, eu entraria através da lista de espera”, disse Erick.

Quanto à utilização das cotas pelo reitor para ingressar no curso, o jovem lamenta: “se não fosse eu, outra pessoa estaria prejudicada”.

Para a mãe do estudante, Edineia Rangel, o fato do reitor ter utilizou o sistema de cotas foi “falta de ética”.

Veja nota de Erick:

Erick Rangel quase entrou para o curso de engenharia de produção na UFPB; ele ficou no topo da lista de espera dos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas — Foto: Sisu/Reprodução

Recentemente, o reitor compartilhou nas suas redes sociais que foi aprovado para o curso através das cotas destinadas aos estudantes oriundos de escola pública. Ele foi classificado com 638,9 pontos.

Veja nota do reitor:

Reitor da UFPB Valdiney Gouveia passou para o curso de engenharia de produção pelas vaga reservadas para ingressantes de escola pública — Foto: UFPB/Reprodução