Estação Espacial Internacional poderá ser vista a olho nu na PB

A Estação Espacial Internacional deve passar iluminada sobre o céu da Paraíba na noite desta quarta-feira (16). Segundo a Associação Paraibana de Astronomia, o fenômeno será visível em todo o Estado e em grande parte do Nordeste.

Quem quiser poderá observar facilmente a olho nu. A espaçonave surgirá a noroeste, por volta das 18:01, cruzará todo o céu e deve sumir a sudeste, às 18:06. No momento em que estiver mais alta no céu (~ 18:04), ela deve estar tão brilhante quanto o planeta Vênus, que estará se pondo a oeste.

Se você quiser acompanhar a passagem da ISS mais claramente, há alguns aplicativos disponíveis para download na Google Play Store e na AppStore que podem ajudar, como o ISS Detector e Heavens Above. Os apps rastreiam a localização do seu celular e mapeiam o céu, mostrando assim todos objetos visíveis naquele momento.

Estação

A Estação Espacial Internacional é um laboratório espacial completamente concluído, cuja montagem em órbita começou em 1998 e terminou oficialmente em 8 de julho de 2011 na missão STS-135, com o ônibus espacial Atlantis. Ela é um projeto liderado pelos EUA (NASA), Canadá (CSA), Japão (JAXA) e Rússia (Roscosmos), junto aos países da Europa que integram a ESA (Agência Espacial Europeia) — Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido

O objetivo da estação, a princípio era dar suporte a experimentos em ambiente de microgravidade e observar e monitorar a terra, mas atualmente, seu objetivo está relacionado a dar suporte a viagens espaciais cada vez mais longas. As informações são do Jornal da Paraíba.

Comente