Estação Cabo Branco abre exposição “O Mundo Geek” com ilustrações e esculturas de HQs

O desenhista João Luiz Dias Vital abre exposição com desenhos, ilustrações e esculturas de personagens de quadrinhos e games neste sábado (22), a partir das 16h, no hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A mostra “O Mundo Geek” permanece no local até o dia 14 de outubro. O horário de visitação é de terça à sexta-feira das 9h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 10h às 19h. A entrada é aberta para todos os públicos.

Nesta exposição, o visitante poderá ver 22 ilustrações e 15 esculturas em resina e outras misturas com argila, cley e outras massas. As ilustrações são em nanquim, grafite e digitais, em tamanho A3. Segundo João Vital, algumas esculturas são mais antigas, de quando montou o estúdio, localizado na Rua Duque de Caxias, Centro de João Pessoa.

“Eu já realizei algumas exposições no HQ PB, no Centro Cultural de São Francisco e na Semana Nacional de Quadrinhos da Estação Cabo Branco”, comentou João Vital, que irá expor na UFPB, a partir o dia 11 de outubro, apenas com as ilustrações.

O nome desta exposição é para homenagear a cultura pop dos quadrinhos, e do universo imaginário dos nerds, do qual o expositor está inserido desde 12 anos, quando lançou seu primeiro quadrinho, intitulado “Homem Trator”, um super-herói paraibano. “Todas as histórias dos quadrinhos se passam na Paraíba. A exposição é um convite aos visitantes para embarcar e conhecer ainda mais o mundo que tanto amamos”, contou João Vital.

“Geek”, para quem não sabe, é um anglicismo, uma gíria inglesa que se refere a pessoas peculiares ou excêntricas, fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes e séries. Mesmo sendo considerado como um pejorativo, o termo é usado pelos jovens sem malícia e como uma fonte de orgulho. Seu significado evoluiu conotar “alguém que está interessado em um assunto (normalmente intelectual ou complexo) para sua própria causa”. Os geeks são também apontados como um tipo de nerd.

Na área de games, o visitante também vai encontrar personagens como “Kratos” do jogo “God Of War”, que tem hoje várias edições. Nesta exposição terá ainda quadrinhos autorais do expositor, a exemplo do Clube do Spark (2016), outras revistas do “Homem Trator e Shirley” (2015, 2016, 2017) e “Alfa a primeira ordem” (2017).

Sobre o expositor: João Luiz Dias Vital é natural de João Pessoa (PB) e formado em arquitetura pelo Unipê. Desenha desde os cinco anos, incentivado pela mãe Marinez Dias, que é designer. Começou profissionalmente aos 15 anos, como arte finalista free lancer e até roteirista, no mercado nacional e internacional.

Entre os trabalhos autorais, estão Red Fish (ficção cientifica), e o Clube do Spark, que reúne todos os Super Heróis do autor juntos em uma única aventura, voltada para o público infantil, com páginas de colorir e jogos. Em 4 de maio de 2016, no dia que é comemorado o “Star Wars Day”, ele inaugurou o Vital Studios, com o intuito de reunir todas as artes que produz em um só lugar, e também um local para os que querem conhecer e adquirir seus trabalhos.

Estação Cabo Branco abre exposição “O Mundo Geek” com ilustrações e esculturas de HQs

SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO O MUNDO DOS GEEKS
Expositor: João Dias Vital (Vital Studios)
Abertura: Sábado (22)
Hora: 16h
Local: Hall do prédio administrativo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Até o dia 14 de outubro
Horário de visitação: Terça a sexta-feira de 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados de 10h às 19h.
Entrada gratuita
Fones: 3214.8270 – 3214.8303
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

CONTATO PARA IMPRENSA:
João Vital – Expositor
Fone: 83 988404392
Email: [email protected]

Larissa França – curadoria
Fone: 83 986900179

Camara Municipal

Fique por dentro de todas as notícias do Paraíba Já nas redes sociais:
Facebook, Twitter e Youtube.

Interaja com o Paraíba Já:
E-mail: [email protected]