- Publicidade -
Cotidiano

Esquadrão de Polícia Montada tem primeira mulher como comandante

O 3º Esquadrão de Polícia Montada da Polícia Militar (3º EPMont) tem, pela primeira vez, uma mulher como comandante da unidade. A capitã Mônica Luiz Rodrigues deixa o subcomando, posição que atuava desde 2012 para ocupar a mais alta posição de gestão do Esquadrão localizado em Campina Grande.

- Continua depois da publicidade -

Formada em 2002 pelo Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, sendo bacharela em Segurança Pública, a capitã Mônica tem formação também em Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba, e é mestranda em Educação pela UFPB. Na especialidade em que atua na PM, a nova comandante do 3º EPMont foi a primeira oficial mulher da Paraíba a participar e concluir o Curso de Tropa Montada realizado na Bahia, em 2013.

“Estou extremamente orgulhosa e feliz por ocupar a posição de comandante do EPMont”, disse a capitã Mônica, ao assumir oficialmente o cargo, nessa terça-feira (19). “Agradeço ao comandante-geral, coronel Euller Chaves, pelo convite e pela confiança depositada em mim Vou trabalhar para honrar a Cavalaria e todas as mulheres da corporação”, completou. Segundo a oficial, já há uma grande missão em sua gestão. “Nossa missão será expandir a atuação da Cavalaria, não só em Campina Grande, mas para toda a região do Comando Regional I. Queremos que a Cavalaria seja ainda mais conhecida”, adiantou.

Um dos mais tradicionais processos de policiamento, o conjunto formado pelo policial e pelo cavalo, ou égua, permite ao profissional de segurança pública maior visibilidade e locomoção em diversos tipos de terreno, além de maior ostensividade, considerando o porte do animal. Por isso, o policiamento montado é utilizado em diversas atividades e operações policiais, como em praças desportivas, nas proximidades de espetáculos públicos, reintegrações de posse, ações em estabelecimentos prisionais e controles de distúrbios civis.

O 3º EPMont está localizado em Campina Grande, no bairro do Ligeiro, na área do Comando de Policiamento Regional I, que compreende a 2ª Região Integrada de Segurança Pública. O Esquadrão está subordinado do Regimento de Policia Montada (RPMont), sediado em João Pessoa.

Comente

Redação Paraíba Já

Fundado em maio de 2010, o Paraíba Já é um portal de notícias sediado em João Pessoa (PB), que tem compromisso com a verdade, fazendo um jornalismo de qualidade e relevância social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar