Esporte paralímpico: João Pessoa recebe desafio internacional de goalball

O Desafio Internacional de Goalball foi aberto oficialmente na noite de ontem (26), no ginásio principal da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. O evento conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), e está reunindo as equipes do Instituto dos Cegos da Paraíba, Associação Paraibana de Cegos (Apace-PB), Sesi-São Paulo e Seleção da Argentina.

Pelo regulamento da competição, todos se enfrentarão em sistema de quadrangular em jogos neste sábado (27) e as duas que mais pontuarem farão a final no domingo (28). “Todas as partidas vão acontecer na Vila Olímpica, que como novidade para o paradesporto, ganhou acessibilidade no ginásio principal. A Paraíba forma a base da seleção brasileira de Goalball e é importante a presença do público nos jogos”, disse o coordenador nacional de Goalball, Paulo Miranda.

O secretário Tibério Limeira, titular da Sejel, que declarou aberto o evento, destacou o investimento no paradesporto da Paraíba. “O avanço entre os paraatletas paraibanos está sendo tão grande que nas últimas paralimpíadas escolares brasileiras eles conseguiram 50 medalhas. Tudo isso devido a um trabalho executado exclusivamente na intenção de ver o paradesporto crescendo no Estado”, frisou.