Espetáculo teatral e shows na PB homenageiam centenário de Jackson do Pandeiro

Neste sábado, 19, o Centro Cultural do Banco do Nordeste Sousa (CCBNB Sousa) presta homenagens ao grande músico paraibano Jackson do Pandeiro. Serão apresentados o espetáculo teatral “Ópera do Pandeiro” e os shows de Sérgio do Acordeon e Cabruêra e Os Fulano, que se juntam no projeto “Jackson Racional e os Afrobatuques”. A entrada em qualquer destas atividades é gratuita.

O grupo Soluar inicia a programação com o espetáculo “Ópera do Pandeiro”. Realizada às 19h30 no Teatro Multifuncional, a peça comemora o centenário do nascimento de Jackson do Pandeiro. Trata-se de um espetáculo narrativo poético musical que perpassa a vida do grande músico como um auto de natal paraibano. Composto por 25 artistas, a peça busca pôr em evidência a essência de Jackson do Pandeiro e da cultura nordestina.

As homenagens ao Rei do Ritmo prosseguem às 20h, no Calçadão Mundinho Teodoro, com o show de Sérgio do Acordeon. Sanfoneiro prestigiado, seu repertório conta com clássicos do forró pé de serra, incluindo obras de Jackson. Às 21h45 é a vez do show “Jackson Racional e os Afrobatuques”, realizado por Cabruêra e Os Fulano. O projeto mergulha nas canções da fase racional de Jackson do Pandeiro e no período em que ele foi influenciado pelos toques de Candomblé. As músicas autorais das bandas serão apresentadas também em novos arranjos.

Os shows serão apresentados ao lado do mural de grafite elaborado pelo artista plástico Shiko, que também presta sua homenagem ao Rei do Ritmo. A arte inserida em todo o paredão do Calçadão será entregue no sábado e permanecerá no local pelo resto do ano.

“Jackson do Pandeiro foi essencial na formação da identidade da música paraibana. E nada mais justo, tendo em vista a responsabilidade sociocultural do BNB e o centenário de Jackson, que prestar essa grande homenagem ao Rei do Ritmo”, afirma o gerente executivo do CCBNB Sousa, Murilo Albuquerque.

Exposições

Paralelamente o CCBNB Sousa inicia duas exposições. A primeira é “BackPack4Life”, do fotógrafo Marcelo Paes de Carvalho. A mostra estará aberta para visitações a partir das 19h, no Salão de Exposição do equipamento. Ela consiste de registros fotográficos provenientes de um “mochilão” que Marcelo fez ao redor do mundo, que o levou a percorrer mais de 57 mil quilômetros.

Já às 19h15, no Corredor Galeria, recebe a exposição “Cia.”. Criada e executada por Conceição Myllena e Flaw Mendes, a performance versa sobre o processo de (des)construção da escrita. Nela, os dois artistas posicionam-se um ao lado do outro e executam uma dinâmica em que ambos escrevem simultaneamente com um lápis criado por eles. Após a apresentação, os visitantes podem também experimentar a performance.

Programação

Teatro – Ópera do Pandeiro (Soluar)

Música Vocal – Sérgio do Acordeon e Jackson Racional e os Afrobatuques (Cabruêra e Os Fulano)

Exposições – “BackPack4Life” e “Cia.”

Data e horário: 19/1, a partir das 19h

Local: Rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – Sousa

Informações: (83) 3522-2980